O Âmbito Cultural do El Corte Inglés têm o prazer de convidar para a 1ª sessão do Ciclo Conhecer os Clássicos “Meditações” de Marco Aurélio” por José Pedro Serra, a realizar-se no dia 22 de Maio, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

Grandes Oradores Sobre Grandes Obras da Literatura Mundial, da Coleção Penguin Clássicos

Porque é um clássico, um clássico? Porque continua a ser lido, seja 10, 100 ou 1000 anos depois de ter sido escrito? Um clássico possui certas características que o tornam universal, transversal, atual; interpela o leitor, provoca-o, fá-lo questionar-se, conforta-o. Um clássico é um mundo num livro. Depois das introduções que assinaram para as novas edições da coleção Penguin Clássicos, ouçamos, em maio, o helenista José Pedro Serra discorrer acerca de Meditações, de Marco Aurélio; em junho, Raquel Vaz Pinto lançar novas luzes sobre Mil Novecentos e Oitenta e Quatro, de George Orwell; e, por fim, em julho, Gonçalo M. Tavares refletir sobre clássicos e modernos, a partir de A Consciência de Zeno, de Italo Svevo.

Biografia 

José Pedro Serra licenciou-se em Filosofia e terminou o 5º ano do curso de Teologia, em 1980. Em 1989, concluiu o mestrado em Literatura Grega e, em 1999, o doutoramento em Cultura Clássica. É professor catedrático no Departamento de Estudos Clássicos e diretor da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Autor de vários artigos e conferências. Em 2006, publicou Pensar o Trágico, obra a que foi atribuído o prémio de ensaio do PEN Club (2007). Recebeu, igualmente, o prémio Jacinto do Prado Coelho, da Associação Portuguesa dos Críticos Literários.

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição individual.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Poderá também gostar de