O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a 1ª sessão do Ciclo de Conferências “Pensar a Europa” por José Félix Ribeiro, a realizar-se no dia 20 de Outubro, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural, piso 6 do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

1.ª SESSÃO — 20 DE OUTUBRO

A Europa – procurando entendê-la. A Europa na sua História é uma grande península da Ásia, que se projetou no mundo expandindo-se através dos oceanos. A Europa é geograficamente um continente cuja variedade interna deve ser compreendida para se poder fazer uma reflexão sobre as futuras dinâmicas que a podem atravessar – dividindo-a ou reunindo-a. Escolhemos 3 modos de olhar para a diversidade europeia – a partir de Mapas. Começamos por um Mapa que nos revela a diversidade das regiões europeias em termos da sua especialização internacional, ou seja, em que é que se ocupam a fazer e a complexidade do que fazem; e em termos da organização do seu território- como se organiza a sua rede urbana e qual o dinamismo económico. tecnológico e social das suas cidades e metrópoles. Esta abordagem ajudar-nos á perceber como pode ser difícil assegura o crescimento e gera prosperidade no Mosaico Europeu. Em seguida vamos olhar para Mapas que nos revelam o modo como os Estados europeus estão hoje conectados uns com os outros e com o mundo exterior á Europa. Esta abordagem permite-nos distinguir várias Europas-umas mais centradas nas relações de vizinhança mais ou menos próxima a e outras – poucas – que não perderam o gosto pelo Mundo. Por último, vamos olhar de forma muito resumida para o modo como a História dos Reinos, das Comunidades de Estados e dos Impérios que organizaram Europa ao longo de séculos e formataram – em larga medida – os mapas mentais de quem decide hoje as atuações dos Estados. Tal como se houvesse uma Tinta Invisível em que está escrita uma narrativa que convém desvendar para compreender o que verdadeiramente se está passar por mais perigoso que seja. Faremos isso partir dos Mapas da Comunidade Polaco Lituana e das suas 3 partições no Século XVII. Também faremos a partir da contribuição da Imperatriz Catarina II da Rússia para as fronteiras do império russo; e recordaremos o papel de uma região europeia bem distinta, com capital em Lviv – a Galícia – que transitou de Estado para Estado, ate chegar onde está. E recordaremos o extraordinário acontecimento que se deu no final da Iª guerra mundial em Brest Litovsk quando o poder bolchevique recém vitorioso procurou negocia com as Potencias Centrais-Alemanha e Imperio Austro Húngaro um cessar fogo e o final da guerra na frente Leste.

Biografia 

José Félix Ribeiro Nascido em Lisboa em 23 de Junho de 1948 e licenciado em Economia pelo ISCEF em 1971. Obteve o doutoramento em Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 2012. Membro do IPRI-Instituto Português de Relações Internacionais, núcleo de Prospetiva é colaborador regular do Instituto da Defesa Nacional desde 1986 e do Instituto Universitário Militar, nomeadamente como docente em cursos de Pós graduação. Consultor da Fundação Calouste Gulbenkian deste 2013, são seus numerosos estudos e artigos publicados, nas áreas de economia internacional e geopolítica, prospetiva e estratégias de desenvolvimento.

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Poderá também gostar de