O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a 2ª sessão do Ciclo de Conferências “Uma Análise F.A.D.O. para Abril” por José Reis Santos e o convidado Daniel Oliveira, a realizar-se no dia 10 de Maio, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

A meados dos anos 60, algumas universidades norte-americanas, dedicadas ao estudo de gestão estratégica empresarial, como Stanford ou Harvard, construíram uma matriz analítica dedicada à apreciação do planeamento estratégico das organizações, e respetivas operações, com foco nas ‘falhas’, ‘oportunidades’, ‘debilidades’ e ‘ameaças’. Consolidado em inglês com o acrónimo SWOT (strengths, weaknesses, opportunities,threats), esta análise foi rapidamente disseminada por quem procurava agregar um caudal informativo significativo, de forma a identificar e gerar vantagens competitivas para os seus negócios ou projetos. Traduzindo por F.A.D.O. («Forças», «Ameaças», «Debilidades», «Oportunidades»), sugere-se a interpretação de Abril neste prisma, qualificando-o como a nossa maior empresa, coletiva e partilhada, com convidados a vestirem a pele de ‘acionistas’ deste nosso país, e a assumirem o legado da revolução como uma corporação multinacional com cinco décadas de existência e forte presença no ‘mercado’, partilhando as suas interpretações.

LISBOA — 10 MAIO

Ameaças

por José Reis Santos e Daniel Oliveira

Que ameaças tem Abril, hoje? Quais são os principais pontos de atração e vantagens competitivas dos seus concorrentes? Existem novos competidores a entrar ‘no mercado’? Existem mudanças sociais que podem afetar a sua ‘quota de mercado’? Quais são? Quais os principais obstáculos com que se depara, hoje, Abril? Encontra-se a competir com outros pelo mesmo ‘produto’?

Biografias

José Reis Santos

José Reis Santos nasceu em Lisboa, em 1974. Doutorado em História Comparada Contemporânea, pela Universidade Nova de Lisboa, e investigador do Instituto de História Contemporânea, tem trabalhado e publicado sobre o período do salazarismo, e como o Estado Novo se insere comparativamente com as dinâmicas políticas e institucionais da época dos fascismos. Mais recentemente, tem-se aventurado pela área das tecnologias disruptivas, nomeadamente as fundadoras da 4ª Revolução Industrial (Blockchain, NFTs, Metaverse e cripto economia). É presença frequente nos media portugueses.

Daniel Oliveira nasceu em Lisboa, em 1969, e começou a carreira em 1989, tendo passado pelas redações d’O Século, Diário de Lisboa, Já, Vida Mundial e Diário Económico. Participou, como jornalista, editor e autor, em seis programas da RTP. Em 1998, venceu o prémio revelação Gazeta, do Clube dos Jornalistas. Tem uma coluna diária e semanal no Expresso, uma crónica na TSF, faz um podcast de entrevistas, Perguntar Não Ofende, e integra o painel de comentadores do programa de debate Eixo do Mal, na SIC Notícias.

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Poderá também gostar de