O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a Conferência “A Escuta do Mundo”, por Nuno Artur Silva, a realizar-se no dia 20 de Fevereiro, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

Sinopse

De tudo o que ouvimos, o que escolhemos escutar? No início do seu Ensaio Sobre a Cegueira, José Saramago escreve: “Se puderes olhar, vê. Se puderes ver, repara.” (Livro dos Conselhos). Aqui, poderíamos dizer: Se puderes ouvir, escuta. Se puderes escutar, atenta/reflete. «A Escuta do Mundo» é a revista mensal ao vivo do Âmbito Cultural do El Corte Inglés. Todos os meses, Nuno Artur Silva fará um resumo geral muito particular sobre os acontecimentos do mundo no mês passado, os grandes e, sobretudo, os pequenos; nem sempre – ou quase nunca – aqueles que foram os mais destacados nos meios de comunicação e nas redes sociais. Trará, também, uma lista escolhida de livros, histórias, poemas, canções, músicas, imagens, filmes, séries, e outras formas improváveis e falíveis de salvação ou, pelo menos, de orientação.  Poderá, ainda, haver convidados relacionados com os temas ou as escolhas desse mês. Tragam bloco de notas e lápis.

“A Escuta do Mundo” é igualmente o nome do programa da TSF com autoria e apresentação de Nuno Artur Silva, no qual todas as semanas conversa com escritores, músicos e artistas diversos  sobre os seus trabalhos e as suas escutas do mundo. TSF: Quartas, depois do noticiário das 13.00; sábados, depois do noticiário das 11.00; e sempre em podcast nas diversas plataformas disponíveis.  Com o patrocínio do Âmbito Cultural do El Corte Inglés.

Nuno Artur Silva

Biografia

Nuno Artur Silva. Nasceu em Lisboa, em outubro de 1962.

Autor e produtor de livros, peças de teatro, eventos, séries e programas de televisão.

Apresentador de programas de televisão de cultura, de debate político e de humor.

Foi fundador e director da Produções Fictícias, agência criativa; fundador e director  do Canal Q,; fundador e publisher do jornal satírico O Inimigo Público.

Foi administrador da RTP (2015/ 2018), com o pelouro dos conteúdos.

Foi Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media no XXII Governo Constitucional (2019/2022).

Actualmente é professor na Universidade Lusófona na Licenciatura em Cinema e Artes dos Media e no Mestrado Kino Eyes.

Os seus dois últimos livros originais são para crianças: “Síul, Epilif e o Grande Zigomático”, com ilustrações de Pierre Pratt; e “Como É Que Os Nossos Amigos Ficam Nossos Amigos – Teoria Universal da Amizade”, com desenhos de João Fazenda, ambos da Bertrand Editora.

Poderá também gostar de