Na política internacional contemporânea o conflito israelo-palestiniano ocupa um lugar de indiscutível relevo. O simbolismo histórico-religioso do território onde decorre — ao qual acresce a importância geopolítica do Médio Oriente — contribuem para a sua grande visibilidade internacional. À sua volta há uma forte carga emocional, com grandes simpatias e profundos ódios face a cada um dos protagonistas. A análise e compreensão deste conflito levanta, assim, para um observador externo neutral, inúmeras dificuldades. Entre israelitas e palestinianos e os seus apoiantes, esgrimem-se argumentos de legitimidade antagónicos, onde quase tudo é objecto de contestação ou de controvérsia. Assim, ao longo do tempo, este tornou-se um dos conflitos mais complexos e insolúveis do mundo. Uma visão necessariamente sintética deste conflito em quatro sessões, é, assim, o objectivo fundamental deste curso. A primeira sessão aborda a longa transformação da Palestina, desde a Antiguidade até à I Guerra Mundial. A segunda sessão foca o período matricial do conflito, durante o qual Palestina esteve mandato britânico da Sociedade das Nações (SdN). Na terceira sessão a fundação do Estado de Israel e as sucessivas guerras israelo-árabes serão objecto de análise. Por último, a questão da paz (im)possível entre israelitas e palestinianos encerrará o curso.

Biografia:
José Pedro Teixeira Fernandes é licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade do Minho.
Investigador do Instituto Português de Relações Internacionais-UNL, é autor de diversos livros científicos e artigos de opinião e análise de questões internacionais na imprensa escrita, nomeadamente no Jornal Público. Integra o painel de comentadores de Política Internacional do Jornal 2 da RTP.

Poderá também gostar de