Nova data da Conferência “«A Pedra de Roseta e a leitura da escrita hieroglífica» pelo Professor Luís Manuel de Araújo.

Dia 20 de Dezembro pelas 18h30 na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Sinopse

Foi há duzentos anos que o filólogo francês Jean-François Champollion conseguiu decifrar a escrita hieroglífica do antigo Egito, a partir das inscrições que estavam gravadas na «Pedra de Roseta», descoberta alguns anos antes por soldados franceses do general Napoleão em Rachid. A intenção da conferência é mostrar como Champollion conseguiu ler a inscrição hieroglífica desse importante documento histórico, colocando essa escrita ao dispor dos egiptólogos e de quem queira lar os antigos textos egípcios.

 

Biografia

Luís Manuel de Araújo é egiptólogo e professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sendo doutorado em Letras (História e Cultura Pré-Clássica) pela Universidade de Lisboa. É membro da Academia Portuguesa da História, Associação Portuguesa de Escritores, Associação dos Arqueólogos Portugueses, Associação Portuguesa de Museologia, Associação Internacional de Egiptólogos, Conselho Internacional dos Museus e Comité Internacional para a Egiptologia (CIPEG). Dirigiu o Dicionário do Antigo Egipto (Lisboa, 2001) e estudou as colecções egípcias públicas e privadas existentes em Portugal, tendo sido o comissário científico da exposição de antiguidades egípcias do Museu Nacional de Arqueologia e da nova sala de exposição da colecção egípcia da Universidade do Porto, e assessor científico de várias exposições. É autor de quinze livros, alguns dos quais já esgotados.

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

 

Poderá também gostar de