O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a Conferência “A Turquia sob Erdogan 2002-2022: Neo-Otomanismo, Eurasianismo e Islamismo” por José Pedro Tavares, a realizar-se no dia 14 de Dezembro, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia.

Sinopse

Há 22 anos no poder, Recep Tayyip Erdogan mantém um controlo (quase) absoluto sobre a Turquia, uma das maiores economias mundiais (G20), o segundo país mais populoso da Europa (85 milhões), membro da NATO mas com uma política geoestratégica independente e nacionalista e eterno candidato à adesão à UE. O longo regime de Erdogan mudou a face e a estrutura social da Turquia – e se o “sultão Erdogan” é indubitavelmente responsável pela modernização deste país, levou também a uma crescente polarização social e política, entre a maioria conservadora, mais islâmica, que o apoia, e o resto do país, curdos, laicos, liberais, que o abominam. Líder e arquiteto desta emergente potência regional, que se tem afirmado em vários palcos políticos, económicos e militares, é também acusado de governar uma democracia musculada, onde os atropelos ao Estado de Direito, aos direitos humanos e às liberdades individuais são frequentes. Como apareceu, como se alimenta e qual a natureza da Nova Turquia de Erdogan? Quais são as suas ambições e arbítrios? O que podemos esperar deste país tao perto e ao mesmo tempo tão longe, e tão importante para o nosso continente?

 

José Pedro Tavares

Nasceu na Murtosa em 1968. É Biólogo licenciado pela Universidade de Lisboa e completou o seu doutoramento em Ornitologia em 1997 na Universidade de Nottingham (Reino Unido). Trabalha desde então na área da conservação da natureza, atualmente dirigindo a Vulture Conservation Foundation, uma fundação europeia de conservação de abutres, com projetos por toda a Europa.

Foi viver para Ancara no ano 2000. Atento observador da realidade que o rodeia, começou a escrever para o Expresso nesse ano, sendo, desde então, o correspondente desse semanário na Turquia. Como tal, já publicou centenas de artigos nesse jornal, sobretudo sobre a Turquia, mas também sobre outros países da região (Azerbaijão, Irão, Chipre, Síria). Mais tarde, passou a ser também o correspondente da Antena 1, relatando as notícias da Turquia aos microfones da Rádio Nacional, bem como da SIC, onde frequentemente analisa os acontecimentos políticos e sociais desse dinâmico e complexo país.

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de