O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Editora Colibri têm o prazer de convidar para o lançamento do livro “A Crise no Islão”, do autor Francisco Gomes.

SINOPSE
Este livro centra-se na interrogação sobre como o Islão responderá aos desafios da modernidade, aquilo que Francisco Gomes formula como passar da vitimização inerente à questão ‘Quem é que nos fez isto?’, para dar resposta e tirar consequências de uma outra e mais relevante pergunta, nomeadamente, ‘O que é que os muçulmanos fizeram ao Islão?’. (…) Os desafios do Islão, na era da interindependência, da globalização e da digitalização em que vivemos, são também desafios nossos, da Europa, do Ocidente. Como lhes responder o mundo islâmico terá impacto mundial e determinará a nossa própria resposta. Razão por que, mais que nunca, importa que cultivemos a ‘aliança de civilizações’ e rechacemos o confronto entre elas. Creio que será sobretudo determinante o que os muçulmanos e muçulmanas fizerem do Islão: Vão expandi-lo como doutrina de tolerância e concórdia ecuménica, respondendo aos desafios do presente? Ou ficarão acorrentados ao passado, remoendo despeito e recriminações? Francisco Gomes propõe-nos entender o que está em jogo para todos nós.

Biografia

FRANCISCO Manuel de Freitas GOMES nasceu no Funchal a 18 de Abril de 1980. É doutorado ‘Cum Laude’ em Ciência Política pela Universidade de Cádiz e mestre, na mesma área, pela Universidade de Oxford. Licenciou-se em Ciência Política e em Comunicação Social nas universidades de Denison e de Harvard. O seu currículo inclui passagens pela Empresa de Eletricidade da Madeira, assim como pelo Governo Regional da Madeira. Serviu a Região Autónoma da Madeira como deputado na Assembleia da República e no parlamento regional. É o autor de treze livros e de mais de setecentos artigos de opinião. Presentemente, é comentador, gestor e consultor da área empresarial e política. Vive no Funchal com a sua esposa, Maria do Carmo, e com a filha, Matilde.

Poderá também gostar de