O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Editora Pactor têm o prazer de convidar para a apresentação do livro “A Guerra da Ucrânia vista de Moscovo” de Carlos Brás, a realizar-se no dia 20 de Junho, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

Um órgão de comunicação social russo, referindo-se à cobertura dos média ucranianos sobre a guerra na Ucrânia, escreveu: “Se assistir à televisão ucraniana, ouvir entrevistas com ucranianos, conversar com cidadãos ucranianos nas redes sociais, terá a sensação de algum tipo de irrealidade sobre o que acontece. A operação militar especial da Rússia e a guerra ucraniana são eventos completamente diferentes e não relacionados. Os nomes das localidades, das unidades militares, dos comandantes e chefes são os mesmos, mas o que acontece – quem mata civis, quem humilha e tortura prisioneiros, quem ameaça o mundo com uma catástrofe nuclear, como as pessoas comuns tratam o exército – é completamente o oposto.” Estas palavras são verdadeiras e funcionam de igual modo em sentido contrário. Na Guerra da Ucrânia, não há apenas dois exércitos em confronto, há também duas verdades que se opõem. Estas verdades diferem entre si desde a interpretação do passado e dos eventos atuais, até conceitos diferentes associados à mesma palavra, passando por visões diferentes de cooperação, direito e ordem internacional. Este livro pretende fornecer a chave para a compreensão das diferenças entre ambas as verdades, de modo que o leitor possa identificar qual é a “verdade” e qual é a “verdade alternativa”. Um livro baseado em 64 fontes primárias todas em língua russa e disponíveis na internet, sendo que metade destas são reconhecidamente órgãos de propaganda pertencentes ao estado russo ou ideologicamente alinhadas com o Kremlin.

Biografia

CARLOS BRÁS Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Fez a sua carreira no Serviço de In‐ formações de Segurança (SIS), onde acompanhou matérias relacionadas primeiro com a URSS e depois com a Federação da Rússia. Entre 2002 e 2020, a sua atividade profissional centrou‐se exclusivamente nesta temática. A partir de 2010, começou a acompanhar e a analisar diariamente a propaganda russa, atividade que mantém até hoje.

ENTRADA LIVRE

Poderá também gostar de