O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Porto Editora têm o prazer de convidar para a apresentação do livro “Alter Ego: 100 retratos de artistas portugueses como nunca os viu”, de António Homem Cardoso, a realizar-se no dia 15 de outubro pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa. A apresentação ficará a cargo de José Raposo, ator e presidente da direção da Casa do Artista, e Teresa Salema, presidente da Fundação Altice.


Sinopse

«Imaginei um espelho mágico à frente do qual cada um se interrogava: “Que gostaria eu de ser se a vida não me tivesse empurrado para os caminhos ínvios da arte?” Então, o espelho mágico perscrutava no olhar o outro eu de cada um e devolvia noutra reflexão o gosto do artista transfigurado, numa das cem (na verdade, cento e uma) personagens que agora tem na sua mão.»

É desta forma que o Mestre António Homem Cardoso define o conceito por detrás deste Alter Ego, um livro de fotografia diferente de todos os outros a que já deu vida – e o seu percurso conta com mais de uma centena de obras publicadas.

Através da lente de Homem Cardoso, vemos nomes incontornáveis do mundo artístico português como se a ele nunca tivessem pertencido. Da câmara do Mestre saiu um universo alternativo, onde cada um dos retratados é representado de acordo com a vida que poderiam ter seguido, caso a arte não tivesse sido o caminho que percorreram. O resultado é um livro mágico, que revela tanto a imaginação dos fotografados quanto a de quem os retratou, numa mistura de fantasia e sensibilidade que apenas está ao alcance de quem tem dedicado a vida a transformar luz e momentos em imagens eternas.

Biografia

António Homem Cardoso nasceu em São Pedro do Sul, em janeiro de 1945, e mudou-se para Lisboa aos 10 anos. O curso de Operador Foto-Cine, tirado nos Serviços Cartográficos do Exército, permitiu-lhe lançar-se em reportagens fotográficas para os principais jornais e revistas de informação nacionais, a que juntou uma carreira como fotógrafo profissional de editorial, publicidade e moda. Eternamente curioso e autodidata, reconhece a influência decisiva nos seus disparos por parte do mestre Augusto Cabrita, com quem assinou inúmeros trabalhos, incluindo o livro Cozinha Tradicional Portuguesa. Fotografou José Cid, Marco Paulo, Trovante e outros músicos famosos, em imagens que marcaram a discografia portuguesa. Retratista oficial de vários artistas, empresários e figuras políticas, António Homem Cardoso é ainda fotógrafo oficial da Casa Real Portuguesa, membro da Sociedade Portuguesa de Autores e publicou mais de uma centena de livros.


ENTRADA LIVRE E GRATUITA

NÃO SÃO NECESSÁRIAS INSCRIÇÕES

Poderá também gostar de