O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Editora Documenta têm o prazer de convidar para a apresentação do livro “António: 50 Anos de Humores”, de António Antunes, a realizar-se no dia 13 de setembro, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

Contas feitas aos traços – tão aguçados e inteligentes como o seu autor –, já lá vão 50 anos que António Antunes leva a desenhar o mundo, fixando os momentos mais marcantes da sociedade em sátiras humorísticas que o tornam uma figura incontornável no universo do cartoonismo. Há meio século que António coleciona polémicas, insólitos, personalidades, assuntos na ordem do dia, sátira política, cultural e social. Um número redondo ao serviço da arte do cartoon que resulta agora no livro 50 Anos de Humores (da editora Documenta) e na exposição homónima António: 50 Anos de Humores, patente até 20 de outubro no Museu do Neo-Realismo, na galeria Sem Palavras e no Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira. Acrescentar mais o quê, se qualquer imagem de António vale mais do que mil palavras?

Biografia

António Antunes nasceu em Vila Franca de Xira, em 1953. Cursou Pintura e iniciou-se posteriormente no cartoonismo a 16 de março de 1974, no jornal República, começando a colaborar no semanário Expresso no final do mesmo ano. É autor de Figuras de Lisboa, 50 caricaturas de personalidades relevantes da vida política, cultural e artística da cidade, realizadas em pedra encastrada, que constituem a animação plástica da estação “Aeroporto” do Metro de Lisboa. Comissário do Cartoon Xira e diretor do World Press Cartoon. Realizou exposições individuais um pouco por todo o mundo. Amplamente distinguido nacional e internacionalmente, destacam-se as condecorações, em 2005, com a Ordem do Infante Dom Henrique no grau de Grande Oficial e, em 2023, com a Ordem da Liberdade no grau de Comendador.

ENTRADA LIVRE

Poderá também gostar de