O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Porto Editora têm o prazer de convidar para a Apresentação do Livro “Até ao Fim da Terra” de João Pedro Marquesa realizar-se no dia 09 de Março, pelas 18h00, na Sala de Âmbito Cultural, piso 6 do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

Até ao Fim da Terra começa em Setembro de 1810, na época em que o exército de Masséna invade Portugal e se aproxima da serra do Buçaco. Enquanto as tropas francesas ocupam e saqueiam Coimbra, as forças luso-britânicas de Wellington recuam estrategicamente para as linhas de Torres Vedras, acompanhadas por milhares de civis que fogem da guerra. É nesse contexto de retirada, durante a viagem para sul, que o capitão de cavalaria Bento Calheiros trava conhecimento, por puro acidente, com Maria Constança Barreto, e que José, o filho mais novo desta, é raptado.

Este romance gira em torno desse rapto e da promessa feita por Calheiros à mãe da criança de que irá até ao fim da terra, se necessário for, para a recuperar.

Irá o capitão português conseguir cumprir o prometido? Para o saber o leitor terá de acompanhar Bento Calheiros na sua demanda e no seu percurso por uma Europa em guerra, percurso que o levará até Moscovo e que o fará travar conhecimento com o tenente Laforêt, dos hussardos franceses, com Florência, a espanhola que todos conhecem por rainha das cantineiras, e cruzar o seu caminho com o do Marquês de Alorna e de outros personagens que povoaram esse tempo e esse mundo.

Sendo uma viagem através dessa época convulsiva, Até ao Fim da Terra é, também, uma história de abnegado amor, de compromisso de honra e de remissão de uma culpa.

Biografia

João Pedro Marques nasceu em Lisboa, em 1949. Foi professor do ensino secundário e, depois, durante mais de duas décadas, investigador do Instituto de Investigação Científica Tropical e Presidente do Conselho Científico desse Instituto, em 2007-2008.
Doutorado em História pela Universidade Nova de Lisboa, onde leccionou durante a década de 1990, é autor de dezenas de artigos sobre temas de história colonial, e de vários livros, dois dos quais publicados em Nova Iorque e Oxford (The Sounds of Silence, 2006; e, em coautoria, Who Abolished Slavery? A debate with João Pedro Marques, 2010).

Entrada livre e gratuita

Não é necessária pré-inscrição 

Poderá também gostar de