O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Porto Editora têm o prazer de convidar para a apresentação do livro “Autobiografia Não Escrita de Martha Freud”, de Teolinda Gersão, a realizar-se no dia 4 de novembro pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa. A apresentação ficará a cargo de José Gameiro.


Sinopse

«Este é um romance sobre personagens históricas, mas não um “romance histórico”, na medida em que pretende seguir/reconstituir/aproximar-se o mais possível da realidade, obrigando-se a usar sobretudo a interpretação (que as torna visíveis), reduzindo ao mínimo a fantasia (que iria “atraiçoá-las”). Apesar da subjetividade inevitável de tudo o que é escrito, procura ser “objetivo”, porque alicerçado em documentos. Uma vez que Freud sempre teve voz e Martha foi até 2011 silenciada e reduzida ao estereótipo de esposa, mãe e dona de casa, descobrir a sua personalidade “real” não me interessou menos do que a do homem célebre, complexo e multifacetado da sua vida. Aliás, neste caso a celebridade não importa, a matéria do livro é o diálogo de duas pessoas em igual medida importantes, que mutuamente se procuram, encontram e desencontram. É possível que para o leitor (como no início para mim) as figuras de ambos se revelem muito diferentes do que esperaria. O que não considero uma perda, mas uma revelação surpreendente.»

Teolinda Gersão

 

Biografia

Teolinda Gersão nasceu em Coimbra, estudou Germanística, Romanística e Anglística nas Universidades de Coimbra, Tübingen e Berlim, foi Leitora de Português na Universidade Técnica de Berlim, assistente na Faculdade de Letras de Lisboa e depois de provas académicas professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde ensinou Literatura Alemã e Literatura Comparada. Está traduzida em 20 países. Recebeu alguns dos mais importantes prémios literários do seu país. Foi escritora-residente na Universidade de Berkeley em 2004. É sócia honorária do Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro e da Associação Portuguesa de Escritores. Recebeu a Medalha de Mérito Cultural Grau Ouro da Câmara Municipal de Coimbra.


ENTRADA LIVRE E GRATUITA

NÃO SÃO NECESSÁRIAS INSCRIÇÕES

Poderá também gostar de