O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Bertrand Editora têm o prazer de convidar para a Apresentação do Livro “Breve História de Portugal: A Era Contemporânea (1807-2020)” de Raquel Varela e Roberto della Santa, a realizar-se no dia 15 de Novembro, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural, piso 6 do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

O passado das classes trabalhadoras diz-nos sobre diversos equívocos, de regimes feitos em seu nome e contra as mesmas, mas também sobre soluções, que hoje tantos tomam como impossíveis ou inimagináveis e há 150 anos atrás eram óbvias: fundos de greve entre trabalhadores de países ricos e pobres para evitar a concorrência foram inventados em 1864; solidariedade pública da população com trabalhadores em greve com fundos eram regulares na segunda metade do século XIX em Portugal; houve desde jornais de greve feitos em navios-prisão, fugas da cadeia, escolas no meio do mato, sem paredes, na Guiné dos movimentos de liberação, até um porco em praça pública, em 1972, vestido de almirante Américo Tomás, então presidente da República da ditadura, a fugir desbragado nas ruas de Lisboa, a “falar” no meio da censura; a resistência dos trabalhadores mesmo com repressão, na maior parte aliás destes 200 anos, sem liberdade e direitos, e até entre trabalhadores forçados, existiu à escala de milhares de pessoas em Portugal e nas ex-colónias; eis que de repente, onde não havia saneamento básico ou escolas primárias, fez-se um país, em 1974-1975. Sem a história estamos fora do presente e, por isso, do futuro – a consciência histórica reconcilia- -nos connosco próprios. Não como um tribunal ou um divã, mas com as possibilidades efetivas da transformação social. Para isso quisemos contribuir com este livro. Ser e estar no presente exige-nos confrontar o passado para perspetivar o futuro. E o ponto de partida para fazê-lo é este: qual a história da formação social à qual se pertence? É preciso conhecer a própria história para ser parte dela como sujeitos

Biografia

Raquel Varela é historiadora e professora universitária na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É presidente do Observatório para as Condições de Vida e Trabalho e coordenadora do Social Data/ Nova4Globe. Investigadora no grupo História, Território e Comunidades CEF/UC/Polo FCSH e colaboradora do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. É autora de História do Povo na Revolução Portuguesa e Breve História da Europa, ambos publicados pela Bertrand Editora.

Roberto della Santa é investigador do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta na Secção de Estudos Globais do Trabalho. Foi professor no Departamento de Ciências Sociais e do mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Aveiro e professor de Jornalismo na Escola Secundária Camões/Lisboa. É cientista social e investigador. Membro efetivo do programa de pós- -graduação em Estudos Interdisciplinares Globais do Trabalho. Cocoordenador científico do Observatório para as Condições de Vida e Trabalho. Acumula mais de quinze anos na lecionação e investigação em tópicos fundamentais de ciências sociais e humanas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Universidade Federal Fluminense, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na Universidade Estadual de Londrina e na Universidad de Oviedo, entre outras.

Entrada livre e gratuita

Não é necessária pré-inscrição

Poderá também gostar de