O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a editora Bertrand têm o prazer de convidar para a apresentação do livro “De Que Falamos Quando Falamos de Direita?”, de Jaime Nogueira Pinto, a realizar-se no dia 2 de dezembro pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa. A apresentação ficará a cargo de Rui Ramos.


Sinopse

Porque é que «a permanente reductio ad hitlerum de todas as direitas» nunca é «acompanhada por uma correspondente reductio ad stalinum de todas as esquerdas»? Para Jaime Nogueira Pinto a resposta está no longo tempo de domínio cultural da Esquerda no mundo euroamericano, particularmente em Portugal, onde esse domínio é até anterior à revolução, e no consequente desconhecimento da história e do pensamento de uma Direita quase sempre amalgamada e definida pelos seus inimigos.

Mas, afinal, o que é que define a Direita? Haverá um núcleo duro identitário, um pessimismo antropológico à Maquiavel ou uma consciência da persistência do pecado original na natureza humana que a definam como um todo contra o suposto optimismo antropológico à Rousseau da Esquerda? Ou será a sua identificação como Direita – e a sua demarcação da Esquerda – quase sempre feita de alianças circunstanciais perante inimigos ou um inimigo principal?

Numa viagem ao longo da História, Jaime Nogueira Pinto reflete sobre as diferentes famílias políticas direitistas e traça a filiação das novas direitas populares, confrontando-as com os movimentos fascistas de há um século.

Biografia

Jaime Nogueira Pinto nasceu no Porto em 1946, licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e é doutorado pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas. Foi diretor da revista Futuro Presente e do jornal O Século e administrador da Bertrand. Colabora regularmente nos media e dirige, com Rui Ramos, a revista Crítica XXI. Escreveu dois romances, Novembro e Passageiros da Sombra, e é autor de mais de vinte livros de Ciência Política e História Contemporânea, entre os quais, Salazar: o outro retrato, Nuno Álvares Pereira, Nobre povo: os anos da República, Jogos Africanos, Ideologia e Razão de Estado, Portugal: ascensão e queda, O Islão e o Ocidente, Cinco homens que abalaram a Europa, Bárbaros e Iluminados: populismo e utopia no século xxi, Contágios: 2500 anos de pestes, e Hegemonia: 7 duelos pelo poder global. Publicou, com a Bertrand, A Direita e as Direitas e Salazar visto pelos seus próximos.


ENTRADA LIVRE E GRATUITA

NÃO SÃO NECESSÁRIAS INSCRIÇÕES

Poderá também gostar de