O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Editora Contraponto têm o prazer de convidar para a apresentação do livro “Deixemo-nos de Tretas – A Ilusão da Comida Saudável” de Conceição Calhau, a realizar-se no dia 22 de Abril, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

Receitas fit para ficar healthy; superalimentos (ou superfoods, porque em inglês é mais chique), como as sementes de chia, bagas góji ou açaí; dieta disto e daquilo; smoothies para o organismo eliminar as toxinas (seja lá o que isso for); coma assim, coma assado (mas se for grelhado ainda é melhor…) — haverá alguma base científica nisto ou será tudo treta? E porque será que quanto mais sabemos sobre alimentação, pior comemos?
Neste livro, Conceição Calhau, uma das mais prestigiadas investigadoras do país na área da nutrição e saúde, deita por terra muitas das teorias que nos são «vendidas» sobre alimentação saudável e dietas milagrosas:
• Será que devemos comer tudo cozido e grelhado?
• Existem realmente alimentos «saudáveis»?
• Terão as calorias assim tanta importância?
• Qual o papel da microbiota intestinal e como podemos tratar dela?
• Num país com tanto sol, porque temos níveis tão baixos de vitamina D?
• Será que o problema é mesmo o leite ou aquilo que a vaca come?
Numa altura em que somos constantemente bombardeados com conselhos sobre alimentação «saudável» vindos de todo o lado — muitos deles sem qualquer base científica que os sustente e, por vezes, até perigosos —, este livro é o antídoto perfeito para que, em termos de nutrição, nos deixemos de ilusões e de tretas.

Biografia

Conceição Calhau é Professora Catedrática de Bioquímica na NOVA Medical School, regente de
Bioquímica Nutricional do curso de Medicina, fundadora da licenciatura em Ciências da Nutrição nesta escola médica e fundadora do Mestrado em Nutrição Humana e Metabolismo.

Durante 23 anos foi investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde se doutorou em Biologia Humana em 2002, e se agregou em Metabolismo em 2010. A sua área de investigação incide maioritariamente na microbiota intestinal, nos efeitos dos alteradores endócrinos na disfunção metabólica e nos compostos bioativos presentes na alimentação, em particular os ácidos gordos ómega-3, a vitamina D e o iodo. A par da atividade académica e científica, cofundou a YourBiome, uma spin-off da Universidade NOVA de Lisboa, dedicada à pesquisa e desenvolvimento de novas terapias com base na microbiota intestinal para tratamento das doenças metabólicas.

ENTRADA LIVRE

Poderá também gostar de