O El Corte Inglés e a Kirosport têm o prazer de convidar para a apresentação do livro “Desporto: Herói ou Vilão” coordenado por Rui Alexandre Jesus, a realizar-se no dia 16 de Maio, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural, piso 6 do El Corte Inglés de Lisboa.
Contaremos com a presença do autor Fernando Roboredo Seara.
Sinopse
Doze perspetivas sobre o desporto português. Doze autores, com diferentes perfis, escrevem sobre as suas experiências nos últimos 25 anos. Um testemunho histórico e uma reflexão sobre o fenómeno desportivo em Portugal. A interessante abordagem e partilha de experiências neste livro, vai permitir-nos olhar para o desporto nacional de uma forma mais optimista e obrigar-nos a fazer todos os esforços necessários para a sua melhoria.
No caso específico da “minha” modalidade, o Futebol, é um desporto feito por heróis onde aparecem de vez em quando alguns vilões a ofuscar este desporto, que tantas pessoas, como Eu, amam. Esses vilões porém são sempre desmascarados e a beleza desse jogo volta sempre a maravilhar-me.» Oceano Cruz Ex-Jogador Profissional e Internacional de Futebol. Treinador
Escrever algumas linhas, poucas que sejam, sobre este livro é uma tarefa de elevada complexidade e responsabilidade. No caso concreto, a responsabilidade é ainda maior por via da qualidade dos autores e pela relevância e atualidade dos temas abordados. O Desporto é um fenómeno transversal que não é influenciado pela cor da pele, pelo género, pela religião ou pela orientação sexual, o que significa que assumirá sempre o papel de herói, ainda que o contexto em que se desenvolve a atividade desportiva esteja repleto de vilões. A obra, de indispensável consulta, não deixará de contribuir para que o leitor tenha, ele próprio, a sua opinião, no sentido de definir o Desporto como herói ou como vilão. Paulo Lourenço Coordenador na FPF do Órgão de Gestão de Licenciamento para as competições da UEFA; Advogado, Especialista em Direito Fiscal.
Biografia
RUI ALEXANDRE JESUS nascido em 1971. Residente em Lisboa. Licenciou-se em Direito, em Lisboa, no ano de 1994.
No ano de 1995, conclui a Pós-Graduação em Direito Desportivo, a primeira realizada em Portugal, na Universidade Lusíada.
Em Agosto de 1995, é convidado para integrar o Departamento Jurídico do Sporting Clube de Portugal. Em Abril de 1997, transita para o Gabinete Jurídico da Sporting SAD-Futebol, onde permanece até Dezembro de 1998. Entre 1999 e 2001 exerce a representação jurídica de diversos agentes desportivos (Clubes e Jogadores, de diversas modalidades desportivas).
No ano letivo 2013/2014 torna-se coorganizador da 1ª Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Direito e Finanças do Desporto. Em Setembro de 2014, foi Moderador convidado pelo Centro de Estudos Judiciários, para Ação de Formação destinada a Juízes e Magistrados sobre Direito do Desporto.
No mês de Junho de 2015, assume a Presidência da APDD- Associação Portuguesa de Direito Desportivo, cargo que exerceu até Outubro de 2020.
Em Dezembro de 2016 é convidado pela RAA-Rogério Alves e Associados, para liderar a área de Direito do Desporto dessa sociedade de advogados, onde esteve até Dezembro de 2018.
No ano de 2018 assume funções de Presidente da Assembleia Geral em dois projetos associativos inovadores no sistema desportivo português: na UPDTEF- União Portuguesa de Diretores Técnicos de Exercício Físico, e na ANSF- Associação Nacional de Scouts de Futebol.
A partir de Junho de 2022, foi reconhecido pela Comissão Europeia como Perito, ao serviço da European Digital Executive Agency, para assuntos relacionados com o Direito Europeu e Nacional, na área do Desporto Eletrónico e questões conexas, no âmbito de negócios digitais.
Entrada livre e gratuita
Não é necessária pré-inscrição

Poderá também gostar de