O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a editora Manuscrito têm o prazer de convidar para a apresentação do livro “Entre a Tradição e a Modernidade: A Vida Quotidiana no Estado Novo” de Ana Sofia Ferreira, a realizar-se no dia 18 de Abril, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

Entre 1933 e 1974, o país viveu sob um regime autoritário que influenciou, profundamente, o quotidiano da população. Na memória coletiva, perduram as lembranças da censura, da repressão política e do controlo ideológico. Mas como chegámos lá? E como era, de facto, o dia a dia de quem, na cidade ou no campo, experienciou essa realidade? Com recurso a uma extensa pesquisa e a testemunhos, este livro apresenta-nos uma visão abrangente de como foi a vida durante o Estado Novo. No meio da fome, pobreza, violência e coartação, uma mensagem de esperança: felizmente, houve quem continuasse a encontrar meios de combater as adversidades, forjasse formas de resistência e ousasse sonhar e lutar por um Portugal diferente.

Biografia

Ana Sofia Ferreira é professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora integrada do Instituto de Sociologia da mesma universidade. É doutorada em História, na especialidade de História Contemporânea, pela Universidade Nova de Lisboa, com uma tese intitulada Luta Armada em Portugal (1970-1974). Tem desenvolvido trabalhos em torno dos temas da violência política, da oposição à ditadura, da esquerda radical e do papel das mulheres no processo revolucionário português.

ENTRADA LIVRE

Poderá também gostar de