Apresentação do livro “História Global da Literatura Portuguesa”
ENTRADA LIVRE
O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a editora Temas e Debates têm o prazer de convidar para a apresentação do livro “História Global da Literatura Portuguesa”, de Annabela Rita, Isabel Ponce de Leão, José Eduardo Franco e Miguel Real, no dia 31 de outubro pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa. Apresentação de António Carlos Cortez e Isabel Alçada.
Sinopse
História Global da Literatura Portuguesa aborda a história da literatura portuguesa inserindo-a num novo paradigma global. Dirigido por Annabela Rita, Isabel Ponce de Leão, José Eduardo Franco e Miguel Real, conta com a participação de 100 autores com experiências, formações, perspetivas e trajetos diferentes, sob coordenação de Carlos Carreto, Isabel Morujão, Micaela Ramon, Luísa Malato, Luísa Paolinelli, Dionísio Vila Maior e Maria do Carmo Mendes. Os autores foram responsáveis por criar mais de 100 verbetes, divididos por sete capítulos, que percorrem a história da literatura portuguesa, desde a Idade Média ao tempo da democracia, sempre tendo em conta a harmonia entre o local e o global.
Uma obra pioneira, História Global da Literatura Portuguesa quer afastar-se da narrativa tradicional, apresentando um discurso polifónico que pretende fazer refletir. Nas palavras dos quatro diretores: «(…) dando resposta à inevitável globalização adversa ao isolamento, conscientes das suas vantagens, mas também dos seus perigos, queremos a literatura portuguesa inserida no novo paradigma de uma cartografia globalizante».
Biografias
Annabela Rita é doutorada, com agregação e dois pós-doutoramentos em Literatura. Professora aposentada da Universidade de Lisboa, investigadora integrada do CEG – Universidade Aberta e colaboradora do CECS – Universidade do Minho.
Isabel Ponce de Leão é professora catedrática da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – Universdade Fernando Pessoa, Porto, membro do Centro de Estudos Globais (CEG – U. Aberta), do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS – U. Minho), do Círculo de Estudos do Centralismo (CEC) e do INfAST. Como docente e investigadora, colabora com outras instituições de ensino superior em Portugal, vários países europeus, América Latina e, sobretudo, Brasil (professora visitante).
José Eduardo Franco é historiador, investigador-coordenador com equiparação a professor catedrático da Universidade Aberta (UAb), diretor do Centro de Estudos Globais da UAb, titular da Cátedra UNESCO/CIPSH de Estudos Globais e membro da Academia Portuguesa da História. Doutorou-se em História e Civilizações pela EHESS-Paris, em Cultura pela Universidade de Aveiro, sendo mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da mesma universidade. Em 2015 recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Estado Português, o mais importante galardão atribuído pelo Governo Português como reconhecimento dos serviços prestados à Cultura e à Ciência.
Miguel Real é professor do ensino secundário e autor de inúmeros ensaios de grande fôlego. Recebeu os Prémios Revelação Ficção e Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores; Prémio Fernando Namora de Literatura; Prémio Ficção Ler/Círculo de Leitores; Prémio Ficção da Sociedade Portuguesa de Autores; Prémio Jacinto Prado Coelho da Associação Portuguesa de Críticos Literários; Prémio Matriz Portuguesa – Cultura e Conhecimento e, em conjunto com Filomena Oliveira, o Grande Prémio de Teatro do Teatro Aberto e Sociedade Portuguesa de Autores.
ENTRADA LIVRE E GRATUITA
NÃO SÃO NECESSÁRIAS INSCRIÇÕES