O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e as Edições Parisfal têm o prazer de convidar para a apresentação do livro “Inquietudes de um Médico Atento” de João Araújo Correia, dia 12 de Julho, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

O contacto com os trabalhadores das vinhas, durante a infância e a juventude, e o estreito convívio com o avô, João de Araújo Correia, médico e escritor amplamente reconhecido e constante figura tutelar, foram determinantes na forma de o jovem João olhar o mundo.

Também o pai, Camilo de Araújo Correia, médico anestesiologista, autor de várias obras e colaborador regular na imprensa, lhe incutiu desde cedo o gosto pela leitura e o despertou para a importância de partilhar com os outros as reflexões sobre o exercício da Medicina.

Neste contexto crescerá o jovem futuro médico, que não deixará também ele de refletir sobre a Medicina e o seu exercício, valorizando em simultâneo o contacto pessoal com os pacientes. Desta reflexão, desta postura humanitária e traduzindo um labor de mais de quatro décadas de dedicação à causa médica, nascerá Inquietudes de um Médico Atento.

Obra que reúne uma selecção de textos publicados na imprensa e muitos outros inéditos, nela o autor aborda temas tão importantes e diversos como a sua vasta experiência nos Serviços de Urgência, a singular experiência pessoal por que passou no contexto da pandemia de Covid-19, as profundas reflexões sobre o exercício e o futuro da Medicina, o drama da solidão na velhice, ou a recordação de peculiares situações vividas com doentes ao longo do exercício da sua atividade, que realçam a importância de um pormenor para um diagnóstico, por vezes verdadeiramente hilariantes.

Prosseguindo com brilhantismo uma escrita praticada pelo avô e continuada pelo pai, João Araújo Correia recorda em permanência um dos ensinamentos do pai: «Não devemos guardar para nós coisas que julgamos importantes para os outros.». Por isso aqui está este livro!

Biografia

Nasceu a 16 de Novembro de 1959, na cidade do Peso da Régua, capital do Douro Vinhateiro, Património Mundial da Humanidade. Aí estudou e viveu até aos 17 anos, na Quinta de Santo Isidro, em Godim.

Em 1977, na peugada do avô e do pai, começa a estudar Medicina no ICBAS/HGSA, curso que concluiu em 1983, seguindo-se a especialidade de Medicina Interna no agora designado Centro Hospitalar Universitário de Santo António do Porto.

Consciente da importância da Medicina Interna como alicerce essencial do Serviço Nacional de Saúde, participou ativamente no Colégio da Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos, ao qual presidiu entre 2006 e 2009.

A partir de 2009 e durante 14 anos, exerceu as funções de diretor do Serviço de Medicina Interna no Centro Hospitalar Universitário de Santo António. Entre 2018 e 2021, foi presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, intervindo, regularmente e em paralelo, na rádio, na televisão e nos jornais.

Em 2023, começa um novo capítulo da sua vida profissional, como diretor pedagógico e científico e diretor do Ensino Pré-Graduado do Mestrado Integrado de Medicina do ICBAS-CHUdSA, abraçando com renovado vigor o ensino da Medicina, paixão a que está ligado há mais de quatro décadas, três delas como internista.

Poderá também gostar de