O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Editora Publiçor/Letras Lavadas têm o prazer de convidar para a apresentação do livro “Notícias de Lugar Nenhum”, de William Morris, a realizar-se no dia 4 de outubro pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa. A apresentação ficará a cargo de Guadalupe Portelinha, Raquel Varela e Roberto Della Santa.


Sinopse / Nota Biográfica

WILLIAM MORRIS (1834-1896)

“Decifra-me ou devoro-te” parece sussurrar-nos à distância – com um sorriso ladino, no canto da boca – este verdadeiro enigma oitocentista. Senão, vejamos: poeta, artífice, vidraceiro, arquiteto, romancista, designer, tecelão, decorador, orador, restaurador, pintor, escultor, mestre, editor, administrador, carpinteiro, tipógrafo, gráfico, marceneiro, marcheteiro, calígrafo, oleiro, ensaísta e formador. O que não terá sido o velho polímata vitoriano?

Fundou a Sociedade para a Proteção dos Edifícios Antigos, filiou-se na Fraternidade Pré-Rafaelita e deu lugar ao Movimento Artes e Ofícios em meados do século XIX. No último quartel do século, proclamou-se primeiro socialista, depois social-democrata e, finalmente, comunista. Ombro a ombro com Eleanor Marx e Friedrich Engels, ajudou a erigir uma nova visão social do mundo.

Hoje, os seus papéis de parede decoram quartos e cortinados, estofos e chávenas, e não poucos grafismos levam a sua estampa. Antes mesmo de conhecer o seu nome, deparamo-nos com os seus impressos. O mar de mercadorias a que se opôs empedernidamente e a atomização da produção que combateu em vida – o que dá azo à novela utópica que o público leitor ora tem à mão de semear – não se detiveram nem mesmo diante das obras-magnas de suas mais finas artesanias.

Nem os mortos estarão a salvo da barbárie capitalista enquanto o primado do lucro – inimigo da vida – não deixar de empilhar catástrofes pelo mundo fora.


ENTRADA LIVRE E GRATUITA.

NÃO É NECESSÁRIA PRÉ-INSCRIÇÃO.

Poderá também gostar de