O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Editora Gradiva têm o prazer de convidar para a Apresentação do Livro “O Autocarro 99A” de João Gonçalves Henriques, a realizar-se no dia 23 de Maio, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural, piso 6 do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

O autor propõe uma viagem através das convulsões de um mundo em mudança, em Portugal, em África, na Europa, nos últimos anos do século XX. Trata-se de um relato nostálgico de uma vida sem sobressaltos como o sentem as crianças, uma visão ficcionada de experiências iniciadas em memórias coloridas dispersas em S. Tomé, na Venda Seca e que regressam a África e à magia deste continente. Um percurso com lugar também para a Alemanha, e os seus campos ondulantes de trigo fértil em cujos solos se misturam milhões de ossos de mortos em batalhas, e para a Berlim dos tempos da queda de um muro que mudou a História. A guiar esta viagem introspetiva e de autoconhecimento, feita de par- tidas e chegadas, de ganhos e de perdas, uma narrativa polémica, onde pontuam momentos de prazer e comoção emparelhados com contradições e utopias. Um livro que desafia, sem dúvida, a curiosidade do leitor.

Biografia

João Gonçalves Henriques nasceu em Lisboa em 1952. É engenheiro civil, licenciado pelo IST – Instituto Superior Técnico, e desde cedo sentiu interesse pela literatura. De uma família ligada às letras e à política, aderiu aos movimentos estudantis que combateram a ditadura, tendo sido dirigente associativo no IST. Preso em 1973, foi expulso da universidade e exilado político na Suíça, em 1973-74. Entre 1988 e 1991, por opção, esteve destacado em Angola, num período conturbado de guerra civil. Regressou a África em 2006, dirigindo projetos no Gana e Guiné Equatorial, tendo conduzido empreendimentos mineiros na Guiné-Conacri (2010-16). Continua como consultor em projetos de desenvolvimento de infraestruturas em África. Em 2020, escreveu o livro infanto-juvenil O Tesouro Islâmico, dedicado aos netos. Esta segunda aventura literária é uma narrativa autobiográfica ficcionada numa viagem ao imaginário da sua memória. Tem quatro filhos e seis netos.

Entrada livre e gratuita

Não é necessária pré-inscrição 

Poderá também gostar de