O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Porto Editora tem o prazer de convidar para a Apresentação do Livro “O Devir da Lusofonia” de Isabelle de Oliveiraa realizar-se no dia 25 de Março, pelas 17h00, no Espaço da Livraria, piso 6 do El Corte Inglés de Gaia.

Sinopse

«Só partem para um país diferente para começar do zero as pessoas destemidas, que assumem o destino com as suas próprias mãos, orgulhosas e empreendedoras, sem implorar a ninguém o que quer que seja, nada exigindo e tudo construindo.» – José Rodrigues dos Santos, Prefácio Respeitada pelo seu trabalho, pela sua dinâmica e pela sua integração exemplar nos tecidos sociais locais, a imagem da nossa diáspora está hoje bem longe da dos clichés do passado. Este livro abre-nos as portas da memória e da reflexão, é uma fonte de conhecimento, uma primeira tentativa de balanço, mas também uma obra contra o esquecimento – e esta é uma das suas maiores virtudes. Esta nossa reflexão é também uma ferramenta essencial para instigar mentes inquietas, capazes de ir além na construção de um futuro que torne real uma verdadeira identidade lusófona renovada, moderna e progressista, da qual todos somos autores.

Assumamos a nossa quota-parte nessa reconfiguração do mundo. Pode[1]mos cimentar um espírito de solidariedade com base nos atos, que constitui a própria essência da Lusofonia, contribuindo para a afirmação e a difusão dos valores que a mesma veicula.

Biografia

Isabelle de Oliveira é professora efectiva de Ciências da Linguagem na Université de Paris-Sorbonne (Paris III), na qual tem exercido diversas funções de responsabilidade desde 2010 até ao presente.
Defendeu duas teses universitárias: uma primeira em Ciências da Linguagem, em 2005, na Université Lumière Lyon II, sob o título Nature et fonctions de la métaphore en science: l’exemple de la cardiologie, versando sobre a metáfora em ciência, nomeadamente no discurso médico e no Direito. em 2014, defendeu uma segunda tese, também no domínio das Ciências da Linguagem, na Université de Paris-Sorbonne (Paris III), sob o título Discours scientifique et technique et figures de style, atingindo o mais alto grau de docência no sistema universitário francês, a Habilitation à diriger des recherches.

Poderá também gostar de