O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Editora Gradiva têm o prazer de convidar para o lançamento do livro “O Estranho Mundo do Confinamento”, de Leonor Duarte de Almeida e Maria do Céu Machado.

SINOPSE

«Esta estranha história desenrola-se de meados do século XX aos nossos dias. Emoções, paixões escondidas, incoerências, evolução civilizacional e o seu retrocesso constituem a trama do livro. Questões de «confinamentos» vários – sociais, políticos, económicos, educacionais e de cultura – são abordadas tendo como pano de fundo a pulseira electrónica da pandemia.»
Leonor Duarte de Almeida

«Em plena pandemia, está é a história de quatro gerações de uma família lisboeta: as memórias dos mais velhos, os pesadelos dos mais frágeis, a insegurança das relações e a ambivalência dos adolescentes suspirando por autonomia e independência que acrescente risco ao seu dia-a-dia.»
Maria do Céu Machado

Biografia

Maria Leonor Duarte de Almeida é oftalmologista em Lisboa. Mestre e Doutorada em Bioética lecionou na Faculdade de Medicina de Lisboa como Professora Auxiliar em Oftalmologia. Publicou cinco livros de ficção, um livro de ensaio sobre Autonomia em Bioética, em 2008, e viu o seu trabalho reconhecido pela crítica, recebendo o Prémio Revelação da SOPEAM, sendo ainda distinguida como premiada em Novos Autores Portugueses, pelo do IPLB em 2002. É membro da Associação Portuguesa de Escritores.

Biografia

Maria do Céu Machado é Professora Catedrática jubilada da Faculdade de Medicina de Lisboa, Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Vice-Presidente da Academia Portuguesa de Medicina e da European Federation of the Academies of Medicine. Foi Presidente do INFARMED (2017-19), Vice-Presidente do Conselho Nacional de Saúde (2016-17), Alta Comissária para a Saúde (2006-11), Diretora Clínica do CHLN (2013-14) e Hospital Fernando Fonseca (HFF 2005-06), Diretora dos Departamentos de Pediatria do Hospital Santa Maria (2011-17) e HFF (1996-2006).

Poderá também gostar de