O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Editora Guerra e Paz têm o prazer de convidar para a Apresentação do Livro O Planisfério” de Luís Carmeloa realizar-se no dia 10 de Julho, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural, piso 6 do El Corte Inglés de Lisboa.

Apresentação de Filipe Homem Fonseca.

Sinopse

Leonel não conta a praticamente ninguém que foi virgem até muito tarde, relevando-o a M. Annaëlle, a mulher que conhecia a mão dele como a de mais ninguém. A ela, conta-lhe todas as mulheres, todos os corpos, todos os suores.

Contudo, no dia do velório de Leonel, irão ser relatadas as suas memórias, mesmo que incompletas, mesmo que cheias de meias-verdades…

A realidade foi sempre para Leonel um álibi sem saída, cheia de uma felicidade pela qual se espera – como a virgindade que o cingiu por tanto tempo –, mas para a qual nunca se está preparado – Leonel sentirá isso mais do que ninguém, na pele, nos ossos, na alma, na sua virgindade.

Tal como uma imensa nuvem de pássaros rodopiantes nos céus nos dá uma sensação de liberdade, apesar do assombro que causa, também Planisfério é um romance que nos liberta, ao mesmo que nos interroga e interpela, mantendo-nos presos a um fio comprido de história que nos deixa ofegantes, a enlaçar com as pernas tudo aquilo de que nos lembramos, que nos deixa agarrados à realidade.

Mas será que tudo o que sabemos de Leonel caberá num único Planisfério?

Biografia

Luís Carmelo

Nasceu em Évora, em 1954, sendo um escritor editado em Portugal, Brasil, Espanha, Holanda, México e Colômbia.

Doutorado em semiótica pela Universidade de Utreque, na Holanda, foi professor na Universidade Autónoma de Lisboa e na Escola Superior de Design (IADE), sendo, até à data do seu falecimento, coordenador da Escola de Escrita Criativa Online (EC.ON).

Autor de uma vasta obra, foi cronista no Expresso (2005-2009) e na RTP1 (2013) escrevendo, desde 2018, para o jornal Hoje Macau. É igualmente editor da editora Nova Mymosa.

Entre os vários reconhecimentos literários que a sua obra motivou ao longo dos anos, o seu último romance, Cálice, foi finalista do prestigiado Prémio PEN Clube 2021 e o seu romance A Falha (1998) chegou mesmo a ser adaptado ao cinema pelo realizador João Mário Grilo, em 2002, tendo como protagonistas Alexandra Lencastre, Rita Blanco, Rogério Samora, Henrique Viana, João Lagarto, Suzana Borges, Adriano Luz, Teresa Roby e Orlando Costa.

Entrada livre e gratuita

Não é necessária pré-inscrição 

 

Poderá também gostar de