O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Editora Casa das Letras têm o prazer de convidar para a apresentação do livro “Portugal: uma História no Feminino” de Ana Rodrigues Oliveira, a realizar-se no dia 23 de Maio, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

A renovação historiográfica das últimas décadas, e o interesse pela temática feminina numa perspetiva não romanceada, têm contribuído notavelmente para uma melhor compreensão do papel político e interventivo de muitas mulheres da nossa História na formação e consolidação do poder, seja ele poder político, económico, social, diplomático, cultural ou assistencial.

Mulheres de diferentes dinastias e épocas, com perfis biográficos muito diversos, participaram na evolução histórica de Portugal. No caso mais concreto das nossas rainhas, com exceção de duas, não ocuparam o trono por direito próprio, mas sim como consortes ou regentes. Estamos perante uma sociedade em que o trono se transmitia de forma hereditária ao primogénito varão e onde o papel das mulheres servia, essencialmente, o jogo de interesses e de alianças políticas entre linhagens ou reinos. No entanto, apesar de afastadas, por tradição, do governo do reino, a maioria destas mulheres conseguiu projetar o seu poder e a sua capacidade de influenciar os homens e mulheres que viviam ao seu redor, construindo extensas redes de relacionamentos de natureza muito diversa.

Mas não é só de rainhas que este livro vos vai falar. Vai-vos também falar de outras mulheres, que, com os seus erros e virtudes, com as suas circunstâncias pessoais e experiências de vida muito diversas, agiram e exerceram o poder, foram senhoras feudais, mecenas, filantropas, administraram latifúndios, escreveram, combateram por mais direitos, lutaram por aquilo em que acreditaram, alcançando notoriedade em diversas áreas e em diferentes esferas de atuação. Mulheres de diferentes protagonismos e percursos de vida. É sobre essas mulheres de todos os tempos que, embora muitas vezes coagidas por obrigações, educação e preconceitos, souberam agir de acordo com os seus objetivos, lutar por um pensamento próprio e um mundo melhor, que vos vou falar neste livro. A seleção reunida nesta obra não foi, por isso, aleatória. De uma ou outra forma, estas mulheres (algumas menos conhecidas) influenciaram a História de Portugal e o seu evoluir, fosse através da sua participação direta ou indireta no poder, fosse através da mudança de mentalidades, de códigos sociais ou morais da sociedade da época. Foram mulheres que se distinguiram na sociedade do seu tempo pelas mais variadas razões.

Mas este livro que vos deixo é muito mais do que uma coletânea de biografias de várias mulheres. É, uma História de Portugal desde o início até aos nossos dias contada sob a perspetiva feminina, levando ao conhecimento público aspetos menos conhecidos do seu papel, da sua influência e atuação, dos seus percursos, objetivos, combates e quotidianos.

Por último, acresce referir que esta obra não é exaustiva. Muitas outras mulheres com idênticos percursos ficaram por referir. Sirva ela para incentivar a continuação deste caminho.

Espero que este livro possa interessar a todos aqueles que sabem que a sociedade atual é fruto de tudo aquilo que já existiu e que essa sociedade foi, e será sempre feita, por Homens e Mulheres. É este o meu modesto contributo para a nossa História e para as gentes que dela fizeram parte.

Proponho-vos, então, uma viagem através de algumas mulheres da nossa História que nos remetem, afinal, para o evoluir da História de Portugal.

Biografia

Ana Rodrigues Oliveira

Doutorada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e membro do Instituto de Estudos Medievais da mesma Faculdade. Tem dedicado o seu trabalho de investigação à História Medieval (séculos XII-XV), em particular nos domínios da História Cultural e das Mentalidades.

Tem desenvolvido estudos nas áreas da Mulher, da Criança e do Quotidiano e participado em vários seminários e congressos nacionais e internacionais.

Entre outros trabalhos, publicou: As Representações da mulher na Cronística Medieval Portuguesa, 2000 (Tese de Mestrado); A Criança na Sociedade Medieval Portuguesa, 2007 (Tese de Doutoramento); Rainhas Medievais de Portugal, 2010; «A criança», in História da Vida Privada em Portugal – Idade Média, 2010 e «A mulher», na mesma obra em co-autoria; «Inês de Castro, uma vida em verso…até ao fim do Mundo», in Pedro e Inês – O Futuro do Passado, 2013; «Philippa of Lancaster: The Memory of a Model Queen», in Queenship in the Mediterranean, 2013; «A criança medieval: um ser inferior, indesejado e perturbador. Mito ou História?», in Representações do Mito na História e na Literatura, 2014; O dia-a-dia em Portugal na Idade Média, 2015; «D. Teresa de Leão e Castela – a que deu por casamento o Condado Portucalense», in Albergue, História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha, 2018; «Memory, Medicine and Childhood in Middle Age», in Imago Temporis, 13, 2019; O Amor em Portugal na Idade Média, 2020.

ENTRADA LIVRE

Poderá também gostar de