O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Editora Avenida da Liberdade Editores têm o prazer de convidar para a Apresentação do Livro “Tudo O Que Ouço é Coração” de Carmen Garcia, a realizar-se no dia 05 de Dezembro, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural, piso 6 do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

Os textos deste livro são uma seleção dos publicados pela autora no jornal Público, entre 2019 e 2022.

«Carmen Garcia é uma escritora admirável. A sua qualidade literária, associada ao seu poder de observar e sentir o que afeta os seres humanos, ajuda os leitores a acreditar num mundo onde a indiferença moral não tem lugar.»

Isabel Alçada

«Meus queridos netos, não vos escrevo estas palavras com a sabedoria da idade, porque tenho 34 anos neste momento em que só vos imagino. Mas se me permitem um conselho, nunca percam a esperança. O ano que aí vem pode vir a ser tão ou mais difícil do que este que agora termina. Mas a avó escolhe a esperança antes do medo. E nesta passagem de ano ninguém vai apanhar-me desprevenida. Estarei concentrada na contagem, sincronizada com um qualquer canal de televisão generalista, com as doze passas na mão à espera da chegada da meia-noite. Talvez até siga os conselhos da vossa bisavó e use roupa interior azul. E, em cada passa, colocarei um desejo. Um deles será poder um dia entregar-vos esta carta em mãos e dizer que tinha razão, que no final venceu a esperança.»

Biografia

Carmen Garcia, enfermeira, 37 anos, mãe do Pedro e do João. O Pedro, de 7 anos, é surdo profundo com implante coclear.

Trabalhou durante 11 anos num hospital do SNS, sempre na área dos cuidados intensivos. Em 2021 deixou a carreira hospitalar e passou a dedicar-se apenas à enfermagem na área que mais a apaixona: a geriatria. Trabalhou numa ERPI até ao início de 2023. Actualmente, a sua actividade profissional está centrada no projecto “ALICE”, parceria entre a empresa Decsis e a Universidade de Évora, destinado a apoiar e capacitar idosos e cuidadores informais através da

utilização de inteligência artificial.

Autora da página “a mãe imperfeita”, tem mais de 190 mil seguidores no Facebook e de 106 mil no Instagram. É a enfermeira imperfeita no Twitter (32 mil seguidores).

Colunista do Jornal Público, é autora da coluna “tanto faz não é resposta” que sai todos os Domingos no caderno P2.

Autora de quatro livros infantis: “uma lição de amor”, “uma lição vinda do mar”, “uma lição de paz” e “uma lição sobre os avós”, que falam, respectivamente, sobre a inclusão, sobre a poluição dos oceanos, sobre o acolhimento de refugiados em solo europeu e sobre a demência e institucionalização de idosos. Os dois primeiros são bestseller em Portugal.

Editou, em Outubro de 2022, o livro de ficção, baseado em factos reais, “a última solidão” que aborda a velhice e a institucionalização de idosos de uma forma nunca antes feita gal.

O livro vai na sétima edição.

Entrada livre e gratuita

Não é necessária pré-inscrição

Poderá também gostar de