O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Editora Zigurate tem o prazer de convidar para a Apresentação e debate dos Livros “A Biblioteca de Estaline” e “Breve História Mundial da Esquerda” dos autores Geoffrey Roberts & Shlomo Sand a realizar-se no dia 06 de Março, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural, piso 6 do El Corte Inglés de Lisboa.

Com apresentação de Ricardo Araújo Pereira, Raquel Varela, Pedro Mexia e João Pereira Coutinho

Sinopse “A Biblioteca de Estaline”

Quando se assinalam os 70 anos da morte de Estaline, uma obra que permite mergulhar na mente de um dos mais sanguinários tiranos do século xx. O legado de Estaline caiu em desgraça com a ascensão ao poder de Kruschev. Nessa altura os milhares de livros que Estaline leu e anotou metodicamente foram dispersos por várias bibliotecas. Descoberto e reunido no período pós-soviético, esse acervo veio a revelar-se o melhor meio para se ter acesso à vida interior do ditador — a chave para a personalidade que fez do seu regime algo de tão monstruoso. É na sua biblioteca pessoal, na forma como ele leu, assinalou e anotou os seus livros, que conseguimos chegar verdadeiramente perto do Estaline espontâneo — o intelectual imerso nos seus próprios pensamentos.

Biografia 

Geoffrey Roberts, professor emérito da University College Cork, na Irlanda, é um reputado historiador, especializado no período soviético, nomeadamente na análise da actividade política e militar de Estaline durante a Segunda Guerra Mundial. Tem livros publicados em dezenas de línguas. É membro da Royal Irish Academy. A Biblioteca de Estaline é a sua obra mais recente.

 

Sinopse “Breve História Mundial da Esquerda”

Como pode a igualdade, matriz original de todas as esquerdas, sobreviver num tempo de afirmação individual e de pulsões identitárias? Responder a esta pergunta exige a reavaliação histórica de uma herança complexa. Viajamos assim dos Diggers da primeira revolução inglesa à formação do anarquismo e do marxismo, do terceiro-mundismo ao feminismo do pós-#MeToo ou a um certo populismo de esquerda actual. O historiador Shlomo Sand traça neste livro, com uma objectividade desapaixonada, a cronologia essencial de uma ideologia multifacetada em nome da qual foram alcançadas conquistas justas e se cometeram crimes hediondos, onde cabem sonhos e traições, utopias e desastres.

Biografia

SHLOMO SAND professor emérito da Universidade de Telavive, é historiador. Nasceu em 1948, na Áustria, numa família de judeus polacos sobreviventes do Holocausto. O pai ganhou aversão aos rabis depois de negado à avó materna um lugar na primeira fila da sinagoga, no funeral do avô, por falta de dinheiro para o pagar. Resultou daí uma atitude política de esquerda transmitida ao filho. Tendo sido militante comunista, Shlomo Sand abandonou a actividade política, desiludido, no início da década de 1970.

Entrada livre e gratuita

Não é necessária pré-inscrição

Poderá também gostar de