As Religiões Ontem e Hoje por José Manuel Anes

Apesar das previsões da sua morte o fenómeno religioso sobrevive à modernidade e revela-se um tema essencial para a resistência psicológica e animica em épocas de crise como esta que estamos a atravessar.

É claro que nem todos os aspectos da sobrevivência do religioso são positivos. A superstição, a crendice, a ignorância anti-científica são entraves à sobrevivência física e anímica dos crentes. Mas a vivência saudável de uma espiritualidade religiosa, transcende a dimensão de “compensador” – termo da Antropologia – das incertezas, das angústias da humanidade pode ser um elemento indispensável ao equilíbrio interior e â vivência saudável do corpo. De facto há compensadores saudáveis e compensadores doentios.

“O século XXI será espiritual ou não será” (Camus?)

“O religioso é uma dimensão essencial ao Homem” (Mircea Eliade)

As sessões serão nos dias 4, 11, 18 e 25 de Junho.

As Religiões Ontem e Hoje por José Manuel Anes

Apesar das previsões da sua morte o fenómeno religioso sobrevive à modernidade e revela-se um tema essencial para a resistência psicológica e animica em épocas de crise como esta que estamos a atravessar.É claro que nem todos os aspectos da sobrevivência do religioso são positivos. A superstição, a crendice, a ignorância anti-científica são entraves à sobrevivência física e anímica dos crentes. Mas a vivência saudável de uma espiritualidade religiosa, transcende a dimensão de “compensador” – termo da Antropologia – das incertezas, das angústias da humanidade pode ser um elemento indispensável ao equilíbrio interior e â vivência saudável do corpo. De facto há compensadores saudáveis e compensadores doentios.Esta é a segunda sessão.Levamos cultura até si!#nosvamosatECI#ambitoculturalpt#elcorteinglespt

Posted by Âmbito Cultural El Corte Inglés Lisboa on Thursday, June 11, 2020

Levamos cultura até si!

Poderá também gostar de