O Âmbito Cultural do El Corte Inglés, tem o prazer de convidar para a Conferência “Camões em Pessoa: A Epopeia Por Escrever” por Ricardo Belo de Morais, a realizar-se no dia 25 de Janeiro, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

 

Sinopse

Assume-se, comummente, que Luís Vaz de Camões nasceu em 1524. Quinhentos anos depois, prestamos-lhe homenagem, a propósito da efeméride, recuperando todas as ligações que Fernando Pessoa criou com o autor d’Os Lusíadas.

A influência de Camões em Pessoa é clara e notória – especialmente em Mensagem, o único livro em português que o poeta publicou em vida,
há 90 anos, em 1934. Mas vai muito para além disso. O nome de Luís de Camões é destacado no polémico ensaio literário que marcou a primeira grande intervenção pessoana na imprensa escrita de Portugal (1912) e num dos últimos textos que Pessoa publicou em vida (1935), assinado pelo heterónimo Álvaro de Campos. Pelo meio, ficaram múltiplas ligações entre o “pai” que se venera, o fantasma que intimida e o herói que é preciso destronar.

Fernando Pessoa teve, toda a vida, em Camões, uma figura tutelar.

 

Ricardo Belo de Morais

 

Biografia

Ricardo Belo de Morais, escritor e investigador literário, cursou Direito na Universidade de Lisboa e Ciências da Comunicação na Universidade Nova.

É membro da equipa da Casa Fernando Pessoa desde 2012.

Publicou vários ensaios literários e livros referentes a Fernando Pessoa, estreou uma peça teatral sobre o Livro do Desassossego e assinou a curadoria do festival “Desassossego em Pessoa”.

É autor e intérprete da performance Fernando Quase em Pessoa.

Realiza e apresenta o único programa semanal pessoano de rádio do mundo, na Rádio Movimento.

Tem um novo romance no prelo.

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de