O Âmbito Cultural do El Corte Inglés, tem o prazer de convidar para “Cantar a Poesia de Cada Dia” por Isaque Ferreira, Francisca Bartilotti e Amélia Muge, inserido no Ciclo Poemar Consigo, a realizar-se no dia 03 de Abril, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

 

Sinopse 

Nesta edição, a cantora e autora Amélia Muge e a poeta Francisca Bartilotti, são convocadas a, com Isaque Ferreira, se debruçarem sobre o largo horizonte da afirmação feminina na poesia portuguesa.

A viagem, conversada e cantada, promete passos e palavras firmes e leves, apeadeiros, volúpias, argumentos, a cappella, e muitos poemas.

O melhor fim de tarde, entre o sol-pôr e o despertar da lua.

 

 

Biografias

 

Isaque Ferreira

Isaque Ferreira nasceu no Porto, em 1974. Leitor de poesia. Programador cultural. Bibliófilo. Uma das vozes assíduas nas Quintas de Leitura (Porto). Diz poesia em todo o lado. Coordena, orienta e programa vários ciclos de poesia e integra Caixa Geral de Despojos e Stand Up Poetry. Responsável do laboratório Para Que Alguns A Possam Amar. Participa em Terceiro Pano (de João Filipe Jorge), Dia de Visita e A Bicicleta (de Luís Vieira Campos), As Cartas do Rei Artur (de Cláudia Rita Oliveira) e Decrescente (de Saguenail). Antologiou a obra poética de João Habitualmente. Dirige a Exemplo Extremo. Está a ler.

 

Francisca Bartilotti

Francisca Bartilotti nasceu no Porto, em 1992. Médica nas horas ocupadas, vem lendo poesia desde que, aos 10 anos, o avô a assustava com voz de mostrengo. Empenhou-se, em várias alturas da vida, em decorar A Tabacaria, tendo atentado em versos diferentes em cada década, mas nunca esquecendo o que se via da janela, e pensando sempre em desconfortos de cabeças mal voltadas e de almas mal-entendendo como formas de escrita. Não tem a certeza se haverá coisa mais prazerosa para fazer que ler em voz alta, enquanto alguém ouve e sorri.

 

Amélia Muge

Amélia Muge tem o seu percurso ligado ao canto, criação musical, poética, literária e trabalha também no audiovisual e ilustração. Relaciona-se com a música de tradição em geral, interessando-se simultaneamente pelos novos vocabulários sonoros e estéticos que decorrem dos aportes tecnológicos e informáticos contemporâneos, estabelecendo diálogos ímpares entre os conceitos. Em janeiro deste ano, a prestigiada revista Songlines incluiu o seu mais recente álbum, AMÉLIAS (2022), entre os 10 melhores produzidos em Portugal nos últimos 5 anos.

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de