O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a 2ª sessão do Ciclo Fernando Pessoa e os Centenaristas por Ricardo Belo de Morais. A sessão decorrerá dia 16 de Junho pelas 18h30 na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

2.ª Sessão — 16 de Junho 

“Pátria e Mátria: Fernando Pessoa no olhar de Natália Correia”

Sinopse

Natália de Oliveira Correia nasceu em Fajã de Baixo, à ilha de São Miguel, nos Açores, a 13 de Setembro de 1923 — e morreu em Lisboa, a 16 de Março de 1993. Apesar de trilhar um caminho muito próprio, Natália Correia escreveu, ao longo da sua vida, vários ensaios de análise a Pessoa – e vários poemas de algum modo inspirados na sua vida e obra. Natália Correia nunca se considerou «particularmente devedora» da herança pessoana, mas também não hesitou em aceitar ser dele “herdeira”, como qualquer poeta da sua geração. Teorizou Fernando Pessoa enquanto subversivo, ainda que em relação à mensagem da revista Orpheu e ao papel duradoiro da insurreição trazida por Álvaro de Campos. Afirmou também que sem este heterónimo, o Surrealismo português seria – definitivamente – outro. Contas feitas, pode ver-se como (além das homenagens e citações directas) Natália Correia leu e conheceu Pessoa e heterónimos a fundo, nomeadamente ao ponto de partir de pontos de obra pessoana para acabar a criar negativos voluntários, inversões, da lógica poética pessoana. A poeta foi também, surpreendentemente, a primeira a trazer, à luz do dia comercial livreiro, o erotismo da poesia pessoana; além de chegar a dialogar com o Quinto Império de «Mensagem». O improvável provado, para comprovar nesta conferência.

Biografia

Ricardo Belo de Morais

Escritor e investigador literário, cursou Direito na Universidade de Lisboa e Ciências da Comunicação na Universidade Nova. Foi fundador da rádio XFM e integrou as equipas da Rádio Paris-Lisboa e Rádio Europa, colaborando actualmente com a Rádio Movimento. Foi colaborador regular da revista Notícias Magazine e trabalhou em assessoria cultural com o Clube Português de Artes e Ideias e na coordenação do gabinete de imprensa das Festas de Lisboa.

É membro da equipa da Casa Fernando Pessoa desde 2012. Desde 2013, mantém nas redes sociais uma série de páginas temáticas pessoanas e leva a cabo passeios literários nas ruas de Lisboa. Publicou vários ensaios literários, nomeadamente na revista Pessoa Plural, para o CLEPUL da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e para a Câmara Municipal da Sertã. Ministra regularmente palestras pessoanas em escolas secundárias, universidades standard e sénior, bibliotecas públicas e instituições culturais.

Editou o poemário «Paixão ou A Batalha Contra as Sombras» (2007); a biografia pessoana romanceada «O Quarto Alugado» (2014) e «Fernando Pessoa Para Todas as Pessoas» (2015). Estreou, em 2018, a sua peça teatral “Transição”, sobre o “Livro do Desassossego”. É também autor – e intérprete – da performance “Fernando Quase em Pessoa”, desde 2017.

Assinou a curadoria do festival “Desassossego em Pessoa”, três dias de evento literário e cultural, no Parque dos Poetas, em Oeiras. Realiza e apresenta, há cinco anos, o único programa semanal pessoano de rádio do mundo, além de uma maratona de 12 horas anual, na Rádio Movimento. Tem um novo romance no prelo.

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Cada sessão do ciclo de conferências requer inscrição isolada.

Poderá também gostar de