O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a 3ª sessão do Ciclo Fernando Pessoa e os Centenaristas por Ricardo Belo de Morais. A sessão decorrerá dia 07 de Julho pelas 18h30 na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

3.ª Sessão — 07 de Julho 

“Cesariny em Pessoa com tudo ao molho no bolo e até um bocadinho de Alexander Search a fazer de cereja”

Mário Cesariny de Vasconcelos nasceu em Lisboa, a 9 de Agosto de 1923 — e morreu na capital a 26 de Novembro de 2006. Fundamentalmente pintor e poeta, Mário Cesariny foi expoente máximo do Surrealismo português. Assim como para todos seus contemporâneos da segunda metade do século XX em diante, a obra de Fernando Pessoa ergue-se-lhe na frente como referência e desafio. Nascem daí obras como “Louvor e Simplificação de Álvaro de Campos” ou “O Virgem Negra ou Fernando Pessoa explicado às criancinhas naturais e estrangeiras”, este em particular um desfile irreverente (por vezes brutal) e satírico de impressões pessoais sobre o autor de «Mensagem». Com uma poesia e até uma vida pouco ortodoxas, animadas por um sentido de contestação a comportamentos e princípios institucionalizados ou considerados normais nos campos do pensamento e dos costumes, o Fernando Pessoa “canonizado” seria, sempre, irresistível ao caos, humor negro e jogos verbais de Cesariny, até à beira do insólito. Como veremos, Fernando Pessoa & heterónimos foram uma espécie de figuras tutelares para Mário Cesariny, exercendo no surrealista um fascínio muito para além da paródia e da irreverência. Mesmo que tantas vezes parecesse querer destruí-lo, Cesariny passou uma vida a entronizar Pessoa.

Biografia

Ricardo Belo de Morais

Escritor e investigador literário, cursou Direito na Universidade de Lisboa e Ciências da Comunicação na Universidade Nova. Foi fundador da rádio XFM e integrou as equipas da Rádio Paris-Lisboa e Rádio Europa, colaborando actualmente com a Rádio Movimento. Foi colaborador regular da revista Notícias Magazine e trabalhou em assessoria cultural com o Clube Português de Artes e Ideias e na coordenação do gabinete de imprensa das Festas de Lisboa.

É membro da equipa da Casa Fernando Pessoa desde 2012. Desde 2013, mantém nas redes sociais uma série de páginas temáticas pessoanas e leva a cabo passeios literários nas ruas de Lisboa. Publicou vários ensaios literários, nomeadamente na revista Pessoa Plural, para o CLEPUL da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e para a Câmara Municipal da Sertã. Ministra regularmente palestras pessoanas em escolas secundárias, universidades standard e sénior, bibliotecas públicas e instituições culturais.

Editou o poemário «Paixão ou A Batalha Contra as Sombras» (2007); a biografia pessoana romanceada «O Quarto Alugado» (2014) e «Fernando Pessoa Para Todas as Pessoas» (2015). Estreou, em 2018, a sua peça teatral “Transição”, sobre o “Livro do Desassossego”. É também autor – e intérprete – da performance “Fernando Quase em Pessoa”, desde 2017.

Assinou a curadoria do festival “Desassossego em Pessoa”, três dias de evento literário e cultural, no Parque dos Poetas, em Oeiras. Realiza e apresenta, há cinco anos, o único programa semanal pessoano de rádio do mundo, além de uma maratona de 12 horas anual, na Rádio Movimento. Tem um novo romance no prelo.

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Cada sessão do ciclo de conferências requer inscrição isolada.

Poderá também gostar de