Ciclo Pensar Portugal

Uma parceria frutuosa entre duas instituições para Pensar Portugal: debates ao final de tarde, com oradores de excelência e temas de indiscutível interesse.

Conferência e apresentação do livro “Administração pública portuguesa”, de António Tavares.

Dia 10 de Abril, às 19h00, na Sala de Âmbito Cultural de Lisboa (Piso 6)

Apresentação: Filipe Teles (Pró-Reitor da Universidade de Aveiro)

Moderação:  Manuel Carvalho (Director do Público)

 

Sinopse

Imagine uma mesa com três pés: administração, funcionários e estrutura política. Para que o tampo assente na perfeição — que é como quem diz, para que um programa político seja implementado e eficaz —, há que existir equilíbrio entre esta tríade de poder. Como garanti-lo?

Embora a administração pública portuguesa tenha progredido nos últimos 50 anos, persiste a ideia de que, por vezes, está demasiado distante do cidadão, e subsiste uma elevada insatisfação entre os cerca de meio milhão de funcionários públicos.

Neste ensaio, abre-se a caixa negra da administração do Estado, explorando quatro grandes temas: gestão e avaliação do desempenho; vínculos, carreiras e remunerações; qualificação e formação do pessoal; liderança e direcção. Procura-se os desejáveis suportes para uma administração pública democrática, orientada para o serviço público, através do controlo dos resultados dos serviços prestados.

Biografia

António Tavares é doutorado em Administração Pública pela Florida State University (EUA), professor associado com agregação na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e membro do Centro de Investigação em Ciência Política. É, desde Julho de 2015, é professor associado adjunto na Unidade Operacional de Governação Electrónica da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV), em Guimarães.

Poderá também gostar de