Ciclo Pensar Portugal

Uma parceria frutuosa entre duas instituições para Pensar Portugal: debates ao final de tarde, com oradores de excelência e temas de indiscutível interesse.

Conferência e apresentação do livro “As Plantas e os Portugueses”, de Luís Mendonça de Carvalho.

Dia 22 de Novembro, às 19h00, na Sala de Âmbito Cultural de Lisboa (Piso 6)

Apresentação: Maria de Fátima Nunes (Professora Catedrática da Universidade de Évora)

Moderação:  Teresa Chambel (Directora da Revista Jardins)

Sinopse

Sabia que os primeiros colonos do território que é hoje Portugal comiam bolotas de carvalhos? Sabia que as Berlengas têm plantas únicas na Terra? Ou que fomos nós que trouxemos a laranjeira para a Europa e, por isso, em algumas línguas portokali significa laranja? Portugal tem um património muito vasto e rico de uso cultural e tradicional das plantas.
Este ensaio tem como propósito revelar-nos esta herança etnobotânica, que se deseja manter, usufruir e legar.
Apresenta tradições ligadas às plantas (simbologia, romarias, artesanato, lendas, culinária, literatura, música, arquitectura) e reúne informações sobre a flora autóctone, árvores monumentais, parques, jardins e protecção da natureza.

Biografia

Luís Mendonça de Carvalho é Biólogo, mestre em Bioquímica e Fisiologia de Plantas, e doutor em Sistemática e Morfologia de Plantas (Etnobotânica) pela Universidade de Coimbra. Professor coordenador no Instituto Politécnico de Beja, onde fundou e dirige o Museu Botânico. Investigador no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) – Universidade Nova de Lisboa/Universidade de Évora. É visiting scholar na Universidade de Harvard.

Poderá também gostar de