Conferência “A saúde mental dos portugueses”, de José Miguel Caldas de Almeida.

A conferência terá lugar no dia Mundial da Saúde Mental.

Apresentação: Ana Jorge (ex-Ministra da Saúde)  e Maria João Vargas Moniz (professora do ISPA e Presidente da Federação Nacional das Entidades de Reabilitação de Doentes Mentais).

Moderação: Luísa Lima

Dia 10 de Outubro, às 19h00, na Sala de Âmbito Cultural de Lisboa (Piso 6)

Inscrições gratuitas no Ponto de Informação no Piso 0 do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

«Os tratamentos não resultam. Isso não tem solução.»

Até há pouco tempo, esta era ainda a ideia dominante em relação às doenças mentais. Mais que isso: as doenças mentais eram, a maioria das vezes, associadas a preconceitos e mitos e não havia, sequer, a ideia de que se tratava de uma questão de saúde. Em 2018, de que falamos, quando falamos de saúde mental em Portugal?

Num ensaio que se preocupa especialmente, mas não apenas, com a realidade portuguesa, traça-se a evolução dos conceitos de saúde mental e doença mental, faz-se a história do progresso científico, do tratamento e da prevenção, e a síntese dos mais recentes conhecimentos sobre causas, diagnósticos e impactos – físicos, sociais e humanos – da doença mental, um dos principais desafios da saúde pública no século XXI.

 

Biografia

José Miguel Caldas de Almeida é Professor Catedrático jubilado de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Dirige o Lisbon Institute of Global Mental Health. Conduziu múltiplos projectos científicos, sobretudo nas áreas da epidemiologia psiquiátrica e da investigação de serviços. Foi Coordenador Nacional para a Saúde Mental e responsável pela implementação do Plano Nacional de Saúde Mental, entre 2008 e 2011.

 

Poderá também gostar de