O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a sessão do Ciclo Poem(A)r “As Portas que Abril Abriu Poesia de Ary dos Santos” por José Anjos, Miguel Martins e Rui David, a realizar-se no dia 8 de Maio, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

José Carlos Ary dos Santos (Lisboa, 7 de Dezembro de 1936 – 18 de Janeiro de 1984), foi poeta, letrista, declamador e antifascista, reconhecido como o poeta do povo, apesar de pertencer a uma família da alta burguesia de origens aristocratas. Hoje, a sua obra permanece na memória de todos, continuando, em grande parte, atual. Autor de centenas de poemas, muitos dos grandes cantores o interpretaram (e.g. Fernando Tordo, Paulo de Carvalho, Carlos do Carmo, Amália Rodrigues). Revisitamo-lo com interpretações de Miguel Martins, José Anjos e Rui David (viola e voz).

Diremos outras vezes
que uma esbelta palavra se levanta
e canta
o perfeito silêncio que a inventa.

Outras vezes diremos
que uma palavra tenta
ser        apenas
o acto
que a desvenda

Ary dos Santos

insofrimento in sofrimento, 1970

Biografias

Miguel Martins nasceu em Lisboa, em 1969. É poeta, prosador, crítico, tradutor, letrista de canções, arqueólogo e músico. Publicou mais de 30 livros, desde 1995, sendo editado internacionalmente. É membro do Conselho das Artes do Centro Nacional de Cultura (Lisboa) e do Conselho Editorial da revista Gândara, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É colaborador da revista Colóquio/Letras, da Fundação Calouste Gulbenkian, desde 2009.

Rui David teve os seus 15 minutos de fama em 2018, quando participou no Festival da Canção com o tema Sem Medo, de Jorge Palma. O seu disco de estreia como cantautor, Contraluz, chegaria um ano depois, com colaborações de Jorge Palma, Manel Cruz, Carlos Tê e Miguel Araújo. Recentemente, tem-se dedicado à criação e interpretação de espetáculos de poesia e música, e, nesse contexto, tem musicado textos de vários poetas. Desde 2011 que trabalha consistentemente em teatro como músico, cantor, sonoplasta e diretor musical.

José Anjos nasceu em Lisboa (1978) e é formado em Direito, poeta e músico. Tem quatro livros de poesia publicados e participa em vários projetos como baterista (não simão), guitarrista (Poetry Ensemble e mao-mao) e diseur (Lisbon Poetry Orchestra, No Precipício era o Verbo, Navio dos Loucos, O Gajo, Janela). Vive com um gato.

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Poderá também gostar de