O Âmbito Cultural tem o prazer de convidar V. Exa. para a sessão do Ciclo Poem(A)r – Federico Garcia Lorca por José Anjos, André Gago e Pedro Joia – 26 OUTUBRO — 18H30 / SALA ÂMBITO CULTURAL LISBOA — PISO 6.

 

SINOPSE:

‘A criação poética é um mistério indecifrável, como o mistério do nascimento do homem. Ouvem-se vozes, não se sabe de onde, e é inútil preocuparmo-nos em saber de onde vêm.
Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas.’

Federico Garcia Lorca

 

Data: 26 de outubro – 18h30 | Sala de Âmbito Cultural Lisboa

Anfitrião: José Anjos
Convidados: André Gago (voz) e Pedro Jóia (guitarra)

Nesta nova temporada do Ciclo Poem(A)r regressamos até si através da poesia de vários autores, na voz de José Anjos e dos seus convidados. Durante os últimos dois anos muita coisa mudou, expecto o que nos move: a urgência da poesia e da partilha. É essa urgência que volta a abrir as portas às sessões do Ciclo Poem(A)r promovidas pelo Âmbito Cultural do El Corte Inglés, com periodicidade bimestral e programação de José Anjos, as quais não seriam possíveis sem um público de leitores atentos e cúmplices desta tradição.

A quarta sessão da nova temporada do Ciclo Poem(A)r é inteiramente dedicada a Federico Garcia Lorca, poeta e dramaturgo espanhol, e uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola, e tem como convidados André Gago (actor e escritor) e o músico e compositor Pedro Jóia na guitarra (Prémio Carlos Paredes, 2008), que se juntam a José Anjos para interpretar poemas daquele autor. Considerado um dos grandes nomes da literatura espanhola, Lorca levou para a sua poesia a paisagem e os costumes da terra natal e foi um dos maiores representantes do teatro poético do século XX. Lorca Jamais deixou de manifestar sua aversão aos fascistas e aos militares franquistas. Foi fuzilado na cidade de Granada, Espanha, no dia 18 de agosto de 1936, por ordem de oficiais da ditadura do general Francisco Franco, no auge de sua produção literária.

 

BIOGRAFIA:

 

José Anjos nasceu em Lisboa (1978) e é formado em Direito, poeta e músico. Tem quatro livros de poesia publicados e participa em vários
projectos como baterista (não simão), guitarrista (Poetry Ensemble e mao-mao) e diseur (Lisbon Poetry Orchestra, No Precipício era o Verbo, Navio dos Loucos, O Gajo, Janela). Vive com um gato.

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

 

 

Poderá também gostar de