O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a sessão do Ciclo Poem(A)r “Um Adeus Português – Poesia de Alexandre O’Neill”, por José Anjos e Rui Spranger. Dia 22 de novembro pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

Alexandre O’Neill (Lisboa, 19 de dezembro de 1924 – 21 de agosto de 1986) foi um dos mais importantes poetas portugueses, precursor do Surrealismo em Portugal: provocador e irónico, sem abdicar de uma qualidade e de uma beleza desarmantes nos seus poemas, escreveu sobre um Portugal amordaçado pelo medo e pelas forças da ditadura, à procura da viagem de saída para a liberdade, cujo caminho ele próprio ajudou a descobrir. Foi várias vezes preso pela PIDE. É da sua autoria o famoso lema publicitário Há mar e mar, há ir e voltar. Nesta sessão, a sua poesia será visitada e interpretada por Rui Spranger, um dos mais pertinentes declamadores da atualidade, acompanhado pela música (e leituras) de José Anjos.

Biografias

José Anjos nasceu em Lisboa (1978) e é formado em direito, poeta e músico. Tem quatro livros de poesia publicados e participa em vários projectos como baterista (não simão), guitarrista (Poetry Ensemble e mao-mao) e diseur (Lisbon Poetry Orchestra, No Precipício era o Verbo, Navio dos Loucos, O Gajo, Janela). Vive com um gato.

Rui Spranger trabalha há mais de 25 anos na área cultural, sobretudo nas áreas do teatro, cinema, televisão e literatura. Possui um longo percurso como ator e encenador e é uma das vozes que mais tem divulgado a poesia pelo país. No seu trajeto, assinalam-se ainda a dramaturgia, a edição, a programação, a formação, a produção e a escrita teatral e poética. Foi fundador da Apuro – Associação Cultural e Filantrópica, onde atualmente exerce as funções de presidente da direção e diretor artístico. É, desde 2002, responsável pelas Noites de Poesia do Pinguim Café, no Porto.

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés de Lisboa.

Poderá também gostar de