O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o ciclo conferências  Sindicalismo, de onde vimos, para onde vamos?  por Raquel Varela.

 

Biografia

Historiadora, investigadora e professora universitária da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Em fevereiro de 2021 realizou as suas provas de agregação no ramo de História, com especialidade em História Contemporânea, na FCSH/Universidade Nova de Lisboa (aprovadas por unanimidade). Em 2020 recebeu o Prémio da Associação Ibero-Americana de Comunicação/Universidade de Oviedo, Espanha, pelo seu contributo para a história global do trabalho e dos movimentos sociais. Em 2020 foi a primeira distinguida com a bolsa de investigação Simone Veil, Project Europe -Universidade de Munique. Em 2021, foi visiting fellow no Instituto de Estudos Globais Europeus da Universidade de Basileia, Suíça. É honorary fellow do International Institute for Social History (Amsterdam) e, desde 2011, Group Leader (História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais) na FCSH-UNL. Coordena o Observatório para as Condições de Vida e Trabalho na FCSH/Nova4Globe. Em 2021 fundou o Social Data – Plataforma Digital de Ciências Sociais na FCSH/Nova4Globe, que coordena.

 

Programa:

1.ª Sessão – 10 de Janeiro

O Sindicalismo do nascimento à II Guerra Mundial

Sinopse

No século XIX os cartistas ingleses davam a conhecer ao mundo uma nova classe organizada – os trabalhadores. Ao longo do século XIX milhões de trabalhadores em todo o mundo fundaram os primeiros sindicatos da história. Nesta conferência olharemos o nascimento do sindicalismo até à sua transformação na viragem dos anos 30 e 40 do século XX em organismos “paradoxais” – ao mesmo tempo que organizam os trabalhadores são um veículo de concertação social pela sua relação com o Estado.

 

2.ª Sessão – 24 de Janeiro

O Sindicalismo do pós-guerra 

Sinopse

O sindicalismo no pós-guerra é marcado pelo pacto social, determinado pela conjuntura quer do movimento dos trabalhadores na derrota do nazi fascismo, quer pelo cisma da guerra fria. Como se organizaram os sindicatos, quem representavam, qual o seu papel na sociedade, que política e ideologia defendiam? Em Portugal, como este movimento se deu no quadro da ditadura, na Revolução dos Cravos e depois da adesão à UE?

 

3.ª Sessão – 31 de Janeiro

Que Futuro para o Sindicalismo?

Sinopse

A taxa de sindicalização no mundo é de 7% apesar de, com a entrada da China no mercado de trabalho, a força de trabalho ter duplicado nos anos 90 à escala mundial. Nunca houve tantos trabalhadores e nunca estiveram tão desorganizados. Ao mesmo tempo os desafios são enormes: pandemia, guerra, automação, digitalização, “restruturação/transição verde”, qual o futuro do trabalho?

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Poderá também gostar de