O Âmbito Cultural do El Corte Inglés, tem o prazer de convidar para a Conferência “Como Fazer Uma Antologia Pessoal de Poesia (Um Manual de Desobediência)” por Nuno Artur Silva, a realizar-se no dia 12 de Janeiro, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

 

Sinopse

Onde está a poesia no nosso tempo?

A poesia não tem hora e lugar marcado. Não é pública nem mundana, mas secreta e incerta.

A poesia pode não estar no poema anunciado: “Silêncio, que vamos ler poesia”. Tal como o humor, que pode não estar na anedota que se conta para fazer rir, mas antes, se calhar, no falhanço da anedota, a poesia pode estar no falhanço do recital. A poesia pode estar no que não se lê, no verso esquecido, no verso mal lido, no não ouvido, no silêncio ou no que se vê: no olhar da rapariga da segunda fila, no chapéu do homem que acabou de entrar, no encontro que não se deu entre aquela mulher e aquele homem, na esquina onde eles não se encontraram. A poesia pode não estar no recital, mas sim no que no recital é ruído, distração ou acaso.

O que se propõe nesta sessão é uma divagação sobre a poesia, percorrendo versos e poemas de língua portuguesa e maneiras diferentes de os dizer, da simples leitura à tradução em imagens, sons, canções e filmes.

 

Nuno Artur Silva

 

Biografia

Nuno Artur Silva nasceu em Lisboa, em outubro de 1962.

Foi fundador e diretor da Produções Fictícias, agência criativa, fundador e diretor do Canal Q e fundador e publisher do jornal satírico O Inimigo
Público.

Foi administrador da RTP (2015/2018), com o pelouro dos conteúdos, e secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media no XXII Governo
Constitucional (2019/2022).

Professor de Português e de Escrita Criativa.

Autor e produtor de livros, peças de teatro, eventos, séries e programas de televisão.

Apresentador de programas televisivos de cultura, de humor e de debate político (nomeadamente, O Eixo do Mal, na SIC Notícias).

Recentemente, apresentou o espetáculo Onde É Que Eu Ia?…, um solo acompanhado pelo desenho em tempo real de António Jorge Gonçalves e editou o livro Como É Que Os Nossos Amigos Ficam Nossos Amigos? – Teoria Universal da Amizade, com desenhos de João Fazenda.

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de