O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o Concerto “A Voz de Lorca 2.0: Linguagem e Flamenco”, por Juan Manuel Moreno e Roberto Jaén, inserido no Festival Flamenco Lisboa 2024, a realizar-se no dia 12 de setembro pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

 

Sinopse 

A voz de Federico García Lorca está envolta em mistério, sendo um eco perdido à espera de ser resgatado. Os registos das passagens pela Rádio Nacional de Espanha foram destruídos na guerra civil e as fitas encontradas em Buenos Aires ainda não foram autenticadas. Fotografias situam-no numa entrevista na extinta Rádio Stentor, onde teria recitado versos, mas a gravação nunca foi localizada. Presentemente, os seus poemas são declamados um pouco por todo o mundo. Contemporâneos como Dámaso Alonso e Luis Rosales lembram o seu timbre grave e poderoso. Hoje, também nós contribuímos para reanimar o legado do poeta.

 

Biografias

Juan Manuel Moreno

Foi selecionado para o curso oficial do Festival de la Guitarra de Córdoba e atuou na companha de Javier Conde em digressão  mundial. Com a sua técnica que une o clássico e o contemporâneo de forma harmoniosa, acompanha os melhores cantores e bailarinos do país, como Guadiana, La Tana, Rubio de Pruna e La Marelu. Esteve presente na Bienal de Flamenco Sevilla, no Festival Flamenco Lisboa e no Womad Cáceres. Em 2017 lançou o álbum Dos Maneras De Sentir.

Roberto Jaén

Nascido em Cádiz, começou o seu percurso profissional no flamenco aos 16 anos, como palmeiro e percussionista. Em 2005 entrou para o Ballet Flamenco de Andaluzia, dirigido por Cristina Hoyos, atuando nos melhores teatros do mundo durante seis anos. A sua paixão pela percussão é evidente em cada performance, combinando uma técnica impecável com uma expressividade única. Dedica-se também ao ensino.

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de