O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a Conferência “”A Montanha Mágica” por Mário Augusto, a realizar-se no dia 18 de Fevereiro, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

Sinopse

As obras mais conhecidas de Thomas Mann resultaram em produções cinematográficas que nos deixam a pensar, filmes que nos obrigam a descobrir os livros desse grande escritor alemão do seculo XX. “Morte em Veneza” talvez tenha conseguido maior notoriedade no cinema por se tratar de um filme de Luchino Visconti mas a produção austríaca de 1982 – “A Montanha Magica” é igualmente um filme que nos desinquieta e desperta a curiosidade por uma leitura mais atenta da obra publicada há um século.  A ação decorre em 1907, com o jovem burguês Hans Castorp que visita o primo, internado num sanatório para tuberculosos nas montanhas da Suíça. Mergulhado num ambiente claustrofóbico e fechado, o jovem Hans é infetado e acaba por ficar no sanatório durante sete anos. Celebrar o livro pode ser tambem uma boa tertúlia sobre o cinema e as adaptações de obras marcantes como é o caso deste “Montanha Mágica” um ambiente entre o mórbido e o mágico que nos leva depois ao eclodir da Primeira Guerra Mundial.
A análise do filme de 1982 e discussão se uma grande obra literária é justamente adaptada ao cinema, é o ponto de partida para esta tertúlia que celebra os 110 anos da edição de “A Montanha mágica”

 

Mário Augusto

Mário Augusto nasceu em março de 1963. É jornalista de televisão desde 1986 (o que mais estrelas de cinema entrevistou em Portugal) e autor e apresentador de vários programas de divulgação cinematográfica. Realizou e produziu documentários premiados e foi autor de argumentos para o pequeno ecrã. Criou e dirigiu a revista Cinemania e o projeto Academia RTP, destinado a descobrir e formar novos criadores de audiovisual. Foi um dos fundadores da SIC. Coordena e apresenta o mais antigo magazine de cinema da televisão portuguesa, Janela Indiscreta.

 

 

Poderá também gostar de