O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a Conferência Amélia de Leuchtenberg, Imperatriz do Brasil / Duquesa de Bragança”, por Cláudia Thomé Witte, inserida no Ciclo Grandes Biografias, a realizar-se no dia 20 de setembro pelas 18h30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

 

Sinopse 

D. Amélia de Leuchtenberg, neta de Napoleão Bonaparte e segunda esposa de D. Pedro, tornou-se Imperatriz do Brasil e Duquesa de Bragança. Viúva ainda jovem, fez de Portugal a sua pátria. Defendeu a recém-instituída monarquia constitucional e abraçou a causa da então chamada “infância desvalida”. Como legado, deixou um dos mais modernos hospitais da época. Esta conferência parte de um livro de Claudia Thomé Witte, baseado em centenas de documentos inéditos, obtidos em coleções públicas e privadas e com uma forte componente ilustrativa.

 

Biografia

Cláudia Thomé Witte, luso-brasileira, é investigadora e membro do Instituto Histórico de Petrópolis e do Freundeskreis Leuchtenberg. Desde 2003 que o principal foco dos seus estudos são o período do primeiro reinado brasileiro e da monarquia constitucional em Portugal, com ênfase nas personagens femininas da realeza que entrelaçam a história de ambos os países. É autora de vários artigos científicos e dos livros Dona Maria da Glória – Uma Princesa Brasileira no Trono de Portugal (2019, Fundação da Casa de Bragança), Amélie von Leuchtenberg (2021, publicado na Alemanha) e D. Amélia: A História Não Contada (2023, Leya Brasil).

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de