O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a Conferência “Camões e Gama: Precisamos de Heróis”, por António Carlos Cortez, a realizar-se no dia 30 de outubro pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

 

Sinopse

Pretende-se, nestas conferências, enaltecer Luís de Camões e a figura de Vasco da Gama, protagonista da sua epopeia. Não se trata de celebrar o poeta como cantor ao serviço dum herói – que não conheceu e de que não foi contemporâneo, embora o mitifique e ficcione –, mas de questionar Gama enquanto personagem. Literatura e História cruzam-se na mitografia que Camões constrói, interessando-nos, fundamentalmente, analisar a intervenção do nauta n’Os Lusíadas em dois momentos: no C. V., quando enfrenta o Adamastor, e quando sobe ao “monte Cipariso”, essa Ilha dos Amores (ou do Amor). Que mudanças sofre? Qual a iniciação a que está sujeito e que levam a que, no fim da viagem, não seja mais um homem de carne e osso, mas algo transcendente, um símbolo “daqueles que por obras valerosas / se vão da lei da morte libertando”?

 

António Carlos Cortez

Biografia

António Carlos Cortez (Lisboa, 1976) é professor, ensaísta, poeta e crítico literário. Assina a coluna de crítica no Jornal de Letras, “Palavra de Poesia”, desde 2003. É colaborador regular da revista Colóquio-Letras desde 2003. Tem cerca de cinco ensaios e 15 livros de poesia publicados, amplamente premiados. Publicou o seu primeiro romance pela Caminho em 2022, intitulado Um Dia Lusíada, considerado por Lídia Jorge “o romance mais ousado da sua geração” e por Miguel Real “um livro para a história da literatura em Portugal”. Em 2024 lançou Cenas Portuguesas. No prelo: Condor e Ler Camões: 50 Poemas Comentados (Gradiva, outubro de 2024).

A entrada é gratuita e sujeita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de