O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a Conferência , “Cultura e Ciência na Medicina de Hoje e de Amanhã” por Manuel Sobrinho Simões, a realizar-se no dia 27 de Março, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

Sinopse

Não por acaso escrevi Cultura antes da Ciência porque cada vez será mais importante perceber o valor da Saúde em termos de Bem-Estar, assim como procurar avançar no domínio das atitudes e dos comportamentos do Homem em comunidade. Sem diminuir a importância do desenvolvimento cientifico para conseguir curar e/ou controlar “diseases”, e tratar doentes cada vez  mais personalizados – veja-se, por exemplo, as doenças neoplásicas – sabemos que o peso das futuras doenças será maior no domínio das “illnesses” (mal-estar, sofrimento) e “sicknesses” , numa sociedade cada vez marcada pela demografia e pelo excesso da longevidade. Entretanto, teremos cada vez mais a influência da cultura, comunicação, cooperação/colaboração e de outros aspectos da relação com os Outros. O futuro passará por aí em articulação com o desenvolvimento da medicina digital e o apoio da inteligência artificial.

Manuel Sobrinho Simões

Biografia 

Manuel Sobrinho Simões, médico, professor emérito da Universidade do Porto, especialista no diagnóstico e na investigação em cancro. Fundador e director do Ipatimup desde a criação em 1989. Publicou cerca de 400 artigos científicos que deram origem a mais de 18000 citações (factor h>65). Tem livros publicados na Europa, EUA e Japão. Presidiu ao Conselho Nacional dos Centros Académicos Clínicos e ao Conselho de Curadores da A3ES. Presidiu à Sociedade Europeia de Patologia de 1999 a 2001 tendo criado Centros da Escola Europeia de Patologia em vários países. Foi eleito pelos seus pares, em 2015, o “Patologista mais influente do mundo”.  É administrador não executivo da Fundação Serralves e membro do Conselho Social da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza. Trabalhou sempre em regime de dedicação exclusiva.

Poderá também gostar de