Ciclo Pensar Portugal

Uma parceria frutuosa entre duas instituições para Pensar Portugal: debates ao final de tarde, com oradores de excelência e temas de indiscutível interesse.

Conferência e apresentação do livro “Pode Portugal ter uma Estratégia?”, de Bruno Cardoso Reis.

Dia 26 de Julho, às 19h00, na Sala de Âmbito Cultural de Lisboa (Piso 6)

A sessão contará com a intervenção de Carlos Gaspar (investigador do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa) e Bruno Cardoso Reis (autor), com moderação por Ricardo Alexandre (jornalista TSF).

Sinopse
Vivemos num mundo perigoso. A globalização trouxe consigo uma multiplicação de oportunidades, mas também mais ameaças e riscos, do terrorismo transnacional às pandemias, para não falar no contágio das crises económicas.

Portugal é um Estado com um território e uma população relativamente reduzidos, e com recursos naturais escassos.

O país depende muitíssimo, há séculos, das suas relações com o exterior. Será que isso impede, ou antes obriga, a definir uma estratégia própria?
Pode uma pequena potência como Portugal ter uma grande estratégia nacional? Terá a crise aguda vivida em Portugal, depois de 2011, resultado de uma ausência
de estratégia? Ou Portugal tem já elementos de uma grande estratégia, mas precisa de melhorar as condições de eficácia na sua implementação?

Biografia
Bruno Cardoso Reis é Doutorado em Estudos de Segurança pelo King’s College, Londres. É subdirector do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE‑IUL) e assessor convidado do Instituto da Defesa Nacional, tendo feito parte do grupo de trabalho de revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional. É investigador associado do M. Howard Center for the History of War (King’s College). Foi um dos autores do volume The Oxford Handbook of European Defence Policies (2018).

Poderá também gostar de