Ciclo Pensar Portugal

Uma parceria frutuosa entre duas instituições para Pensar Portugal: debates ao final de tarde, com oradores de excelência e temas de indiscutível interesse.

Conferência e apresentação do livro “Religião na Sociedade Portuguesa”, de Alfredo Teixeira.

Dia 31 de Maio, às 19h00, na Sala de Âmbito Cultural de Lisboa (Piso 6)

Inscrições gratuitas no Ponto de Informação, no Piso 0 do El Corte Inglés de Lisboa ou através do e-mail relacoespublicas@elcorteingles.pt

Apresentação: Bruno Vieira Amaral (escritor e crítico literário)

Moderação:  Rita Mendonça Leite (investigadora e vogal da Direcção do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, CEHR-UCP)

Sinopse

Como se caracterizam as identidades religiosas em Portugal? O que persistiu e o que mudou com as alterações das formas tradicionais de vivência crente e a emergência de novas paisagens religiosas?

Apesar de 80% da população se autor representar como católica, a sociedade portuguesa caminha, num ritmo próprio, para uma maior diversidade religiosa. Paradoxalmente, Fátima foi determinante para a transformação das religiosidades tradicionais.
O presente ensaio não propõe um atlas de grupos religiosos em Portugal. Convida, antes, à compreensão das actuais formas de crer e pertencer, a partir de três eixos de observação: destradicionalização, individualização, diversificação. Trata se do retrato de uma mudança – da religiosidade do “Deus da nossa terra” às formas religiosas de um mundo globalizado.

Biografia
Alfredo Teixeira é doutorado em Antropologia pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE IUL) e professor associado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP). É investigador integrado do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião e colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa (UCP). Integra a Comissão da Liberdade Religiosa (Ministério da Justiça) e é co-editor da Revista de Estudos da Religião (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Poderá também gostar de