No centenário de Jorge de Sena, Conferência e exposição: “O Físico Prodigioso”, de Jorge de Sena, Ilustrado por Mariana Viana.

Dia 12 de Abril, às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 6).

A Exposição estará patente de 12 a 30 de Abril.

Com: Jorge Vaz de Carvalho, Nuno Rocha, Rui Zink e Mariana Viana

No ano do centenário de Jorge de Sena, recorda-se uma das mais belas obras do escritor, O Físico Prodigioso, que é também uma das mais ousadas da literatura portuguesa.

Nesta conferência, Jorge Vaz de Carvalho comenta a novela de erotismo arrojado, viajando pelas noções de género. Foi recentemente reeditada pela Guerra e Paz, Editores, numa edição artesanal única, limitada e numerada, em que o texto de Sena é acompanhado por 21 ilustrações de Mariana Viana, com uma capa dourada articulada em quatro painéis ilustrados e as faces do miolo pintadas à mão.

Nuno Rocha analisa as ilustrações de Mariana Viana, que dialogam com o experimentalismo narrativo tão poético de Jorge de Sena, com a sua liberdade erótica, e reforçam a singularidade desta obra de conteúdo audacioso e perturbador.

 

Biografias

Jorge Vaz de Carvalho licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, pela FLUL, e doutorou-se em Estudos da Cultura, pela Universidade Católica Portuguesa, com a tese Jorge de Sena – Sinais de Fogo Como Romance de Formação. Escreveu livros de poesia, conto e ensaio. As suas traduções de Ciência Nova, de Giambattista Vico, e Ulisses, de James Joyce, receberam prémios de tradução da União Latina/FCT e APT/SPA, respectivamente.
Distinguiu-se também na música, é cantor lírico desde 1984 e interpretou vários papéis desde então. Foi ainda fundador e director da Orquestra Nacional do Porto, entre 1999 e 2006; tendo depois assumido as mesmas funções na Direcção do Instituto das Artes até 2007.
Nuno Rocha fez formação de base em Psicologia Clínica no ISPA, em Lisboa, estudos pós-graduados em Psicologia Analítica no Carl Gustav Jung Institute, em Zurique, e em Pedagogia no Emerson College, em Sussex, Inglaterra. Foi docente no IADE, ESE João de Deus e actualmente integra a pós-graduação em Ilustração na UAL. Nos últimos 25 anos, tem-se dedicado à investigação e formação nos domínios em que se cruzam as narrativas das Artes, da Psicologia e da Criatividade. É ainda director-adjunto no Departamento de Intervenção Social e Comunitária da Fundação CEBI.
Mariana Viana (Porto, 1970). Professora adjunta convidada na Escola Superior de Educação de Lisboa. Doutorada em Artes Visuais pela Universidade de Évora. Mestrado em Ilustração (Illustration as Visual Essay), na School of Visual Arts, em Nova Iorque. Licenciatura em Design Gráfico na Camberwell College of Arts, em Londres. Concebeu e coordenou o Mestrado de Ilustração (em colaboração com o Filipe Rocha da Silva e Pedro Salgado) no ISEC/UÉ entre 2009 a 2015 e a Pós-Graduação em Ilustração na Universidade Autónoma de Lisboa, entre Junho de 2016 e Setembro de 2017.
Autora do livro Desenhos em Volta de os Passos de Herberto Hélder, publicado pela Abysmo e Imprensa Nacional em Março de 2019.

 

Poderá também gostar de