O Âmbito Cultural do El Corte Inglés, tem o prazer de convidar para a Conferência “Emergência Ética” por António Bagão Félix, a realizar-se no dia 13 de Março, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

 

Sinopse

O que é, afinal, a ética? Será que a ética da convicção e a ética da responsabilidade são inconciliáveis ou contraditórias? Ou, como escreveu Raymond Aron, se completam uma à outra e constituem, no seu conjunto, a expressão do “homem autêntico”?

Será que a ética se pode reduzir ao cumprimento, mesmo que escrupuloso, da lei? E o conjunto do que é eticamente aceitável (o legítimo) coincidirá sempre com o que é juridicamente aceitável (o legal)?

A ética pode relativizar-se em função de um qualquer contexto condicional ou adversativo? A ética é um imperativo de ser a todos os níveis e em todos os domínios ou é uma moda de parecer, em jeito de markética? Como conciliar a ética da primeira pessoa (a autoexigência) com a ética da terceira pessoa (ser-se exigente com os outros)?

Estas e outras questões, para perceber o estado de emergência ética em que vivemos, porventura a mais séria e profunda reforma estrutural e geracional que urge concretizar.

 

António Bagão Félix

 

Biografia

António Bagão Félix é economista.

Autor de livros e de publicações de carácter técnico, social e religioso.

Foi ministro e secretário de Estado em vários governos nas áreas das Finanças, Segurança Social e Trabalho.

Foi conselheiro de Estado, vice-governador do Banco de Portugal, administrador nos seguros e na banca, presidente da Comissão Justiça e Paz e membro de órgãos sociais de várias ONG e IPSS.

Condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de